Fala Produtor - Mensagem

  • Rodrigo Polo Pires 08/06/2023 20:13

    DEFESA DE SÓCRATES

    Abstenção da Política

    Pode parecer esquisito que eu me azafame por todo canto a dar conselhos em particular e não

    me abalance a subir diante da multidão para dar conselhos públicos à cidade. A razão disso

    em muitos lugares e ocasiões ouvistes (31d) em minhas conversas: uma inspiração que me

    vem de um deus ou de um gênio, da qual Meleto fez caçoada na denúncia. Isso começou na

    15

    minha infância; é uma voz que se produz e, quando se produz, sempre me desvia do que vou

    fazer, nunca me incita. Ela é que me barra a atividade política. E barra-me, penso, com toda

    razão; ficai certos, Atenienses: se há muito eu me tivesse votado à política, (31e) há muito

    estaria morto e não teria sido nada útil a vós nem a mim mesmo. Por favor, não vos doam as

    verdades que digo; ninguém se pode salvar quando se opõe bravamente a vós ou a outra

    multidão qualquer para evitar que aconteçam na cidade tantas injustiças e ilegalidades; (32a)

    quem se bate deveras pela justiça deve necessariamente, para estar a salvo embora por pouco

    tempo, atuar em particular e não em público.

    Disto vos posso dar provas valiosas; não argumentos, mas fatos, que é o que acatais. Ouvi o

    que me sucedeu, para saberdes que não tenho, por medo da morte, transigência nenhuma com

    a injustiça e que, por não ceder, teria perecido. O que vou dizer é banal, é óbvio, mas é

    verdade.

    (32b) Com efeito, Atenienses, jamais exerci um cargo público; apenas fiz parte do Conselho.

    Calhou que a pritania10 coube à minha tribo, a Antióquida, quando do processo dos dez

    capitães que deixaram de recolher os mortos da batalha naval; vós os queríeis julgar em

    bloco, o que era ilegal, como todos reconhecestes depois. Naquela ocasião fui o único dos

    prítanes que me opus a qualquer ação ilegal vossa, votando contra; os oradores estavam

    prontos a processar-me, a mandar-me prender; vós os incitáveis a isso aos brados. Embora!

    (32c) Achei de meu dever correr perigo ao lado da lei e da justiça, em vez de estar convosco

    numa decisão injusta, por medo da prisão ou da morte.

    Isso foi ainda no regime democrático. Doutra feita, após a instauração da oligarquia, fui

    chamado com outros quatro à Rotunda pelos Trinta e estes nos ordenaram que fôssemos a

    Salamina buscar a Leão Salamínio para morrer; a muitas outras pessoas eles davam ordens

    semelhantes, no intuito de comprometer o maior número possível. Nessa ocasião, de novo,

    por atos, não por palavras, demonstrei que à morte (32d) – desculpai a rudeza da expressão –

    não ligo mais importância que a um figo podre, mas a não cometer nenhuma injustiça ou

    impiedade, a isso sim dou o máximo valor. A mim, povo ateniense, aquele governo, poderoso

    como era, não conseguiu forçar-me a uma injustiça; ao deixarmos a Rotunda, os quatro

    seguiram para Salamina e trouxeram Leão, mas eu voltei para casa. Bem podia ter morrido

    por isso, (32e) se aquele governo tardasse a cair. Há muitas testemunhas desses fatos.

    10 Os delegados das tribos, em que se dividia o povo ateniense, ao Conselho dos Quinhentos, espécie de câmara

    deliberativa, chamavam-se prítanes. Alude-se ao processo dos comandantes da batalha naval de Arginusas, em

    16

    Pensais, acaso, que eu teria vivido tantos anos, se houvesse tomado parte na política e, agindo

    como homem de bem, me houvesse batido pela justiça, dando a essa atitude a máxima

    importância que lhe é devida? Que esperança, Atenienses! Nem eu, nem outro homem

    nenhum! (33a) Pois bem, em toda minha, em minha pouca intervenção nos negócios

    públicos, deixei patente que sou assim, como também sou assim nos negócios particulares,

    jamais assentindo com quem quer que seja no que quer que seja fora dos limites da justiça,

    principalmente com qualquer daqueles que os caluniadores chamam discípulos meus

    5