Fala Produtor - Mensagem

  • Telmo Heinen Formosa - GO 21/10/2010 23:00

    Sobre inauguração de usina de Etanol de milho: desconheço onde seja, mas é intenção da APROSOJA achar uma saida para as sobras de Milho daquela região, que planta milho por conveniência agronômica (rotação 1/3 da lavoura de soja) e não por conveniência econômica. A mesma intenção prevê o uso de estruturas construidas para fazer biodiesel e que estejam paradas.

    Com pouco investimento seria possivel produzir etanol a partir do milho.

    O etanol de milho, diferente da cana, pode-se armazenar o milho em vez de carissimas estruturas (perigo incendio) de etanol de cana que uma vez “no ponto” tem que ser colhida. Além disto, pelo Zoneamento Agroclimatológico por força dos ambientalistas, na região “amazônica” não será permitido o plantio de cana-de-açucar e portanto resta a opção milho.

    Outra coisa, o residuo de cerca de 300 a 305 kg de um produto chamado DDG que resulta de cada t convertida, é próprio para confinamento bovino, e bois eles tem muitos por lá... já para aves e suinos este DDG teria que ser secado e ficaria + caro. Cada t de milho dá entre 380 a 425 litros de etanol. Os americanos convertem primeiro em xarope e depois para etanol. Nosso caminho talvez seja fermentar diretamente o amido contido no milho, a exemplo de como se faz com a mandioca.

    O principal entrave técnico e legal a ser removido é possibilitar o fornecimento deste etanol diretamente aos Posto de Combustivel da região, condição hoje em dia permitida exclusivamente no municipio de Riberão Preto SP

    Miguel pergunta: Telmo, o Vanir Thiele, meu funcionário (filho do Antonio Thiele) diz que escutou no GloboRural na semana passada, que teria sido inaugurada uma Usina de Alcool (Etanol) cuja matéria prima seria o Milho, em uma Cidade do mato Grosso, perto de Sapezal... Sabes algo á respeito?

    0