Fala Produtor - Mensagem

  • Silvio Marcos Altrão Nisizaki Coromandel - MG 17/10/2010 00:00

    A VERDADE SEM BAJULAÇÕES!!!!!

    Bom dia amigos cafeicultores de todo o Brasil, gostaria de lembrar que este espaço nunca foi, não é, e nunca será um "PALANQUE", este é o espaço mais democrático que o agricultor brasileiro possui. Portanto, por ser um espaço democrático todos tem o direito de manifestar suas opiniões com responsabilidade, podendo ou não agradar a maioria dos usuários, pois, para aqueles que confundem democracia (liberdade) com LIBERTINAGEM, ai vai o verdadeiro significado do ESPIRITO DEMOCRATICO: "DEMOCRACIA É ACEITAR A VONTADE DA MAIORIA, SEM NUNCA ESQUECER O DIREITO DA MINORIA."

    Assim caro amigo Fornari, mergulhado no mais puro espírito democrático que rege a República Federativa do Brasil, aceito suas palavras e agradeço a consideração, e por mais que tenhamos maneiras diferentes de lutar contra os problemas que assolam a cafeicultura brasileira, e mesmo não concordando com a maneira com que Vossa senhoria se dirige àqueles que de alguma forma vêem lutando pelos nossos direitos, morrerei defendendo o seu direito de contestar a SINCAL.

    Entretanto, como cafeicultor, sempre procurei contestar os números de previsão de safra sejam eles anunciados por empresas estrangeiras, por empresas nacionais, pelo governo e até mesmo por produtores, de uma forma profissional, analisando sob todos os ângulos quais foram as metodologias utilizadas, sem proferir ofensas como fez a Sra. Lurdes (Garça) e colocando em xeque a capacidade profissional dos responsáveis pelas avaliações, pois ai, podemos até entrar em uma esfera criminal.

    Gostaria de comunicar a Vossa Senhoria, que nós da SINCAL há muito lutamos pelo fim da “PROSTITUIÇÃO” das previsões de safras, entretanto, “FORÇAS POLITICO-ECONÔMICAS” que envolvem grandes interesses de grandes empresas (grupos) infelizmente não querem e não aceitam a seriedade da CONAB, contestando diretamente os próprios produtores, tivemos exemplos dignos de queixa crime por parte dos produtores contra algumas empresas que chegaram a anunciar esta safra em 50 a 55 milhões de sacas. Entretanto, a verdade vai aparecer agora, o senhor não concorda? E se prevalecer os números da CONAB, essas empresas vão ser responsabilizadas pelo estrago? Quem está por traz destas empresas de levantamento de safra? Quem protege estes desmandos, que deveriam ser fiscalizados pelo governo federal (Ministério da Agricultura)?

    Sr. Fornari, se conseguimos estas respostas salvaremos a cafeicultura nacional, e só conseguiremos estas respostas quando descobrirmos quem são “as pessoas e empresas que dedicam a vida à comercialização do café Brasileiro”, como disse a amiga Lurdes Maria lá de Garça – SP, e quem sabe possa até nos ajudar, dando os nomes destes “VERDADEIROS HERÓIS DA CAFEICULTURA NACIONAL”.

    Sr. Fornari, fizemos um pedido pessoal ao Sr. Manoel Vicente Bertone (Secretário de Produção e Agroenergia, e responsável pela política de café no mês de Junho de 2010), esperamos que seja atendido. O pedido se resume em que a CONAB, não mais soltará números referentes a previsão de safra de café, sem que estes números sejam analisados pelos responsáveis dentro do MAPA (Bertone, Robério, CNC, CDPC e Frente Parlamentar do café) evitando-se assim desgastes desnecessários e resgatando a confiabilidade da CONAB.

    Sr. Fornari e Sra. Lurdes Maria, vamos analisar os números apresentados pelo Engenheiro Agronomo Matielli referente a safra 2010/2011, e os números que empresas apresentaram referente a safra colhida este ano:

    Safra colhida este ano Empresas XX CONAB

    Sacas 50 a 55 milhões 45 a 48 milhões

    A que tudo parece, vai se confirmar os números da CONAB, um erro de aproximadamente 10 milhões de sacas, coisa pouca, algo em torno de 10 milhões de sacas (uma colheita da Colômbia!!!!).

    Previsão do Engenheiro Matielli para o próximo ano, levando-se em consideração a produção da CONAB neste ano.

    48 milhões de sacas x 35% de quebra = 31 a 32 milhões de sacas.

    O quadro abaixo não deixa qualquer duvida sobre as palavras do Engenheiro Agrônomo Armando Matielli.

    INDICADORES 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 *2010

    1. Produção - milhões/sc (1) 27,2 31,1 31,3 48,5 28,8 39,3 32,9 42,5 36,1 46,0 39,5 47,2

    1.1. Área em produção - milhões/há 1,9 2,0 2,2 2,3 2,2 2,2 2,2 2,2 2,2 2,2 2,1 2,1

    1.2. Produtividade sc/ha 14,5 15,7 14,4 21,0 13,1 17,8 14,9 19,8 16,6 21,2 18,9 22,7

    Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento –MAPA

    Secretaria de Produção e Agroenergia –SPAE

    Departamento do Café – DCAFE

    Peso a todos os leitores que observem o efeito da bianualidade na cafeicultura, isto associado aos problemas climáticos confirmam sem sombra de dúvida a quebra de safra para a próxima safra.

    Enfim, para realmente por fim a esta questão e as discussões, deixo aqui os seguintes posicionamentos:

    1- A SINCAL e todos os seus membros não possuem nenhum vínculo político-partidário, sendo o nosso partido e a nossa luta única e exclusivamente pelos DIREITOS DOS CAFEICULTORES BRASILEIROS.

    Respeitamos as instituições incumbidas democraticamente para defender a cafeicultura, sendo elas, CNC, CDPC, FRENTE PARLAMENTAR DO CAFÉ, SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES. Entretanto, estaremos sempre atentos e fiscalizando a atuação destas instituições.

    2- Como os próprios números do Ministério da Agricultura (quadro) mostram, as avaliações do Engenheiro Agrônomo Armando Matielli são embasadas tecnicamente, portanto, proponho a Senhora Lurdes Maria (Garça) uma maior dedicação a leitura e as informações sobre o agronegócio café, ponho-me a disposição para enviar matérial necessário.

    3- A prática da VERDADE é algo que não necessita de escolas ou professores, pois é uma virtude que trazemos do seio familiar, algo que é repassado de geração para geração, assim como é o amor pela cafeicultura. Portanto, Sr Fornari, acredito que não existe nada mais sincero do que o olhar e as palavras dos VERDADEIROS AGRICULTORES DESTE PAÍS, assim como são as palavras de Vossa Senhoria, do Engenheiro Armando Matielli entre outros......

    SEM BAJULAÇÕES, POIS:

    As línguas dos bajuladores são mais macias do que seda na nossa presença, mas são como punhais na nossa ausência.

    Textos Hindus

    Silvio Marcos Altrão Nisizaki: 34 99853011

    Cafeicultor

    Diretor de café do Sindicato Rural de Coromandel

    Diretor cerrado/SINCAL

    0