Fala Produtor - Mensagem

  • Samuel Henrique Fornari São José do Rio Pardo - SP 16/10/2010 00:00

    Caro Colega, SILVIO MARCOS ALTRÃO NISIZAKI / COROMANDEL - MG

    Complementando resposta as suas belas palavras políticas, venho fazer mais algumas considerações:

    Primeiro: Mentira não se combate com mentira. Se o amigo acha as previsões internacionais absurdas ( eu em muitas vezes briguei por isso), não retribua na mesma moeda, retribua com credibidade das informações naquilo que diz.

    Segundo: Vamos acompanhar as recentes quedas de safra divulgada pela Conab nos últimos anos ( se quiser faça uma pesquisa histórica e verá que os números pouco variam em sua grande maioria)

    Fonte Conab

    2005: queda de 16% em relação a 2004

    2007: queda de 15% em relação a 2006

    2009: queda de 14,2% em relação a 2008

    2011: queda de 35% em relação a 2010 ( SINCAL)

    Poxa vida amigo, num passado recente os números da Conab foram motivo de CHACOTA, com números que não fechavam. A Conab investiu, se modernizou, adotando sistema de georeferenciamento em suas previsões e os números foram melhorando. Depois veio o caso Conab x IBGE , números discrepantes em que, quem sofria era somente o produtor. A reclamação era geral ( E eu me encontrava entre eles), todos clamavam por credibilidade das informações.

    Não consigo entender o porque desse retrocesso?? Vindo justamente da Sincal que se intitula a legitima representante do cafeicultor brasileiro.

    É no mínimo lamentável !!!!

    Terceiro: Quanto a preços, não defendi posições, aliás se o amigo der uma pesquisada, verá o quanto gritei por esse processo de alta que realmente espero permanecer e temos condições e motivos pra isso ( problemas com café de qualidade, alta alocação de fundos em commodities, desvalorização do dolar no mundo e outras mais). Neste ponto fico com a frase do Sr. Oto, um dos grandes idealizadores da cooxupé: " Depois de muitos anos vivendo o mercado de café, aprendi que ninguém sabe nada sobre preços."

    Por fim, repudio, suas declarações de autoritarismo, palavra que não faz parte do meu dicionário. Repudio seu comentário politico, aclamado de ética para defender tamanho absurdo que em breve saberemos com dados oficiais. Autoritarismo se faz em seu discurso exagerado e político para defender um simples ponto de vista.

    Quanto ao convite para ser um lider sindical, agradeço, mas pressuponho não ter estômago para tal e isto não é uma critica pessoal, admiro aqueles que assim o fazem.

    Atenciosamente,

    Samuel Fornari

    0