Fala Produtor - Mensagem

  • Silvio Marcos Altrão Nisizaki Coromandel - MG 18/09/2010 00:00

    seca, seca, seca, ...............

    sim, caros amigos cafeicultores, esta estiagem que pelo que tudo indica irá durar até meados de outubro acabou com as esperanças não só dos produtores, mas também de muitos especuladores.

    1- não produziremos o tão almejado record de 50 a 55 milhões de sacas (sem contar a qualidade) neste ano de 2010.

    2- as lavouras que vinham de 2 safras boas , devido as boas condições climaticas estão dando a resposta neste ano com a seca.

    3 quanto iremos produzir no próximo ano?

    para esta pergunta temos duas respostas:

    - se depender da cara de pau de muitos especuladores, como o gil barabach (safras) que esteve em nossa cidade (coromandel/mg) contando com o ovo no..... da galinha, é perigoso produzir o mesmo numero que ele mencionou na época, coisa em torno de 60 milhões de sacas.

    - se depender da experiencia do cafeicultor e da competencia da conab (órgão oficial do governo para levantamento de safra) acredito que "a vaca foi para o brejo" em relação a nossa próxima safra.

    assim, chego a conclusão que não é só o café que vai sofrer com esta seca:

    - o cafeicultor continuara com sua carteira seca, teremos preço e não teremos mercadoria para vender, e ainda com as dividas passadas em nosso lombo. pois neste momento de falta de café e seca, os preços explodem, e todos os credores acreditam que o pobre do cafeicultor esta nadando no dinheiro e escondendo o leite.

    - os especuladores, ja estão sentindo a seca, "na lingua, na garganta (guela) e nas palavras. pois agora chegou a hora das sacas de café (verdadeiras), aquelas cheinhas de grãos cor de cana (verde), com aquele cheiro inconfundivel do cafe brasileiro, o tempo das sacas de cafe com cheiro de tita (impressora) e papel xamex acabou!

    nós cafeicultores, estamos acostumados e com o “couro grosso” para enfrentar os problemas de dividas, serasas, spc etc..., será que estes especuladores ja estão preparando o “bum bum” para as possíveis assaduras.......

    silvio nisizaki

    coromandel mg

    0