Fala Produtor - Mensagem

  • Otto Vilas Boas Guaxupé - MG 25/08/2010 00:00

    E agora caro amigo João Batista, como ficamos? Estão gravadas as minhas opiniões sobre o futuro do mercado de café. Desde o final de 2009 todo o 2010 tenho dito que precisamos de uma política voltada ao mercado ,aproveitando os momentos favoráveis que estava claro no meu sentimento do que ia acontecer. Cheguei a chamar a atenção que muitos operadores e lideranças do café iriam ter grandes surpresas. Cheguei a falar até em quebrar a cara. Jogamos fora como eu colocava um bilhão e meio por ano/safra para os nossos importadores,que o correto seria colocar o que chamo de goleiro que é um financiamento com referencial de preços para que os resultados ficassem aqui no Brasil. Comentei que a safra não seria acima de 50 milhões de sacas que batia com os números da CONAB. Agora vejo muitos já falarem que a safra não é mais os números que comentavam.

    João Batista, sabe o que tenho pensado? Existe muitas famílias que não repartem seus bens com seus filhos nos momentos certos. Somente faz uso do patrimônio quando falecem os pais, aí não houve a dádiva de quem partilha; cumpri-se a lei. Esta parecendo com os nossos cafés. O próprio mercado vem corrigir parte dessa linha de raciocínio, mas que pena que não corrija a distorção do diferencial de preços bolsa NY que Brasil vende 30 LB a baixo.

    Como sou uma pessoa da terra e que carrego comigo a esperança de solução sempre voltada para o bem, espero que ainda aconteça medidas que venham a dar segurança para que tenhamos mercado e preços nos próximos 3 anos nas bases que estamos vivendo internamente Hoje, 20/08/2010

    ** Para pensarmos e meditar em cima com a seca em 86,tivemos café á 3 centavos/LB, com a geada de 94 tivemos café á 2 centavos/LB. Hoje o mercado já trabalha com 1,85 centavos/LB. Sem falar em acidentes climáticos. Não vamos ficar confiantes,pois com o café tudo pode acontecer.

    Vamos em frente.

    Abraços a todos.

    Otto Vilas Boas.

    0