Fala Produtor - Mensagem

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 29/06/2010 00:00

    João Batista, em outra oportunidade, quando o MPF lançou o vídeo de "CARNE LEGAL", fiz uma analogia... e se fizessem a rastreabilidade nos materiais que são usados nos eletroeletronicos??!!. Qual seria o resultado? Lendo a FOLHA de hoje, vejo um artigo de "NICHOLAS D. KRISTOF, DO "NEW YORK TIMES" :

    Um feio paradoxo do século 21 é que alguns de nossos símbolos de modernidade - celulares, laptops e câmeras - são fabricados com minerais que aparentemente fomentam o homicídio e o estupro em massa no Congo. Diante das multidões que esperam em fila pela oportunidade de comprar o mais recente iPhone, penso: e se pudéssemos associar a vontade desesperada de novas tecnologias à necessidade desesperada de conter a matança na África Central?

    Jamais escrevi sobre uma guerra na qual a barbárie seja mais séria do que a da República Democrática do Congo, e as imagens da guerra continuam a me perturbar. Lá, vi mulheres mutiladas, crianças forçadas a comer a carne dos pais, meninas sujeitas a estupros que destruíram suas entranhas.

    Líderes de grupos paramilitares financiam suas depredações em parte pela venda de minérios que contêm tântalo, tungstênio, estanho e ouro. O tântalo é usado, por exemplo, na fabricação de capacitores elétricos integrados a celulares, computadores e consoles de videogame. ...... " E VAMOS EM FRENTE ! ! ! "....................

    0