Fala Produtor

  • Othmar Heleno Rempel Cascavel - PR 23/06/2022 12:12

    Qto a notícia é boa a Reuters, "MAS....."

    0
  • nelson jose camolesi bauru - SP 23/06/2022 11:42

    Considerando que o ciclo da pecuária passa por 3 fases, cria, recria e engorda (terminação), entendo que o preço do bezerro não interfere diretamente no resultado da terminação. O valor do bezerro, do boi magro e da arroba de boi gordo, são determinados por fatores comuns e também por fatores que estão completamente descolados. Exemplo: O comprimento da escala de abates, que atinge drasticamente o terminador, pouco atinge o recriador e o criador. O poder de compra da população também é outro fator ao qual cria e recria parecem ser imunes. Fatores climáticos e o custo dos alimentos concentrados interferem diferentemente em cada etapa da cadeia produtiva. Enfim, mesmo estando tudo interligado de certa forma, podemos considerar que cada etapa tem vida independente. Podemos ter num determinado momento, o preço do bezerro em alta e a arroba do boi em baixa e vice versa. Existe um lapso temporal muito grande na interferência de um determinado fator em cada uma das etapas. Muitas vezes antes um determinado fator surge detonando o preço numa etapa e depois desaparece antes de atingir as outras. Neste momento, queda no valor do bezerro em nada favorece o terminador , o qual encontra-se numa situação preocupante, muito mais devido a alta no custo da alimentação e da logística necessária do que o preço do bezerro.

    0
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      Sr Nelson Camolesi, concordo com a sua interpretação, mas… acredito que a baixa do preço do bezerro favorece o novo ciclo para o terminador, quando ele ja fez a operação de venda dos bois e está com o capital pronto para reinvestir ou repor os animais do próximo ciclo.

      4
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Gente eu tenho uma curiosidade, considerando que produtores de leite substituíram o concentrado por pasto irrigado com elevado teor de proteína----Será que algum confinador já experimentou esse método de engorda???

      4
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      Sr Carlo Meloni, existem sim, projetos de engorda a pasto irrigado, principalmente com pivôs centrais. Lembrando que na atividade leiteira a escala é muito inferior aos níveis de produção de carne. Sabendo-se que a limitação de operação desses projetos de irrigação para engorda de bois acima de 100 unidades é muito complicado. Lembrando que engordar bois abaixo ou até essa quantidade de animais, a viabilidade econômica fica ameaçada.

      Corrigindo: a limitação é grande*.

      A viabilidade econômica é muito difícil e muito arriscada.

      5
    • nelson jose camolesi bauru - SP

      Sr. Aloisio Brito, boa tarde. Em relação ao momento em que citou, ou seja, quando o terminador vendeu seu gado e vai reiniciar outro ciclo, considero que este é o momento crucial, em que o cálculo deverá ser feito para se avaliar o resultado. Tomemos por exemplo a venda de 100 bois com um determinado peso. O valor liquido desta venda tem que ser suficiente para a compra de 100 bois magros mais o valor das despesas necessárias para engorda-los até o peso dos bois da referida venda. Se precisar por mais dinheiro, a operação deu prejuízo e se sobrar, deu lucro. Quanto sobrou ou quanto faltou é o tamanho do lucro ou do prejuízo. Então pouco importa o preço do bezerro porque ele não entra nesta equação. Os preços que importam são os dos bois magros e das diárias, sejam de boitel ou por conta própria. Não estou considerando como Terminador aquele pecuarista que atua também nas outras fases do ciclo (cria e recria). Muitos deles costumam exportar os lucros das fases anteriores para transformar o prejuízo do confinamento em lucro.

      1
    • nelson jose camolesi bauru - SP

      Boa tarde Sr. Meloni. Brilhante a sua colocação. Acredito que a sobrevivência do confinamento terá que passar por mudanças drásticas na sua essência, pois estamos vivenciando situações novas e determinantes que alteraram os valores dos alimentos a nível global e de maneira aparentemente duradoura. Não dá para afirmar que o valor dos alimentos concentrados vão regredir no curto ou médio prazo. Notadamente o milho, que na forma de grãos ou silagem é um forte componente das dietas dos bovinos confinados. Tão pouco a soja e seus derivados voltarão a níveis de preços que tínhamos a 3 anos atrás. Alimentos alternativos como PCP, gérmen de milho, casquinha de soja etc.etc, também acompanharam os primeiros e chegam e custar mais caro ainda, se for levado em consideração o valor nutritivo. Bovinos, suínos, aves, peixes, pets e humanos se forem colocados numa escala de competitividade, teremos a seguinte ordem. Primeiramente humanos, depois pets, peixes, aves, suínos e por último B O V I N O S. Assim sendo, caso haja

      falta de alimento, não haverá espaço para tratar bois em confinamento, na escala que hoje estamos vendo. Temos que pensar em sistemas alternativos e mais eficientes para a produção de elevados volumes do alimento que somente o boi come e não tem como sofrer competição de outros consumidores mais eficientes. Este alimento é o capim. A irrigação e também outras técnicas serão utilizadas para atingir este objetivo.

      0
    • Hilario Bussolaro Cascavel - PR

      Sem dúvida a vida no Brasil não é pra amadores, e mais uma vez vemos a mídia falar e falar, esse dias uma notícia mostrando um armazém de grãos transbordando em mato grosso e claro isso é usado pra derrubar o preço do milho, esse que o agricultor plantou com preço altos , esperando recuperar o prejuízo do soja , ou seja, o agricultor brasileiro tenta produzir mais, pra recuperar e se enterra mais ainda, será que se reduzíssemos as áreas de soja, reduzíssemos as áreas de safrinha e se preocupasse em fazer rotação de culturas não seria mais lucrativo, produzir mais c menos, riscos sem loterias e preservar nossa poupança no solo, a mídia e o governo usam o agro pra tudo afinal sem comida o mundo para e o tal ser humano vira um bicho incontrolável

      0
  • José Roberto de Menezes Londrina - PR 22/06/2022 20:30

    Os privilégios dos transgênicos contrastam com as adversidades do melhoramento convencional. O presente é o distintivo da pobreza. No Brasil o melhoramento convencional não tem valor, mas custos para o melhorista de cultivos convencionais.

    1
  • SAULO ANTONIO MELO SIQUEIRA Cássia - MG 22/06/2022 19:47

    Brilhante, elucidativa e ponderada entrevista. Parabéns Simão.

    0
  • Getulio Coutinho 22/06/2022 18:24

    Muitos e pequenos. O que contrasta com poucos e com muita terra. Tem fazenda do tamanho de Portugal. Elas são poucas, mas tomam metade da área dos pastos.

    1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Nao reclame e trabalhe,,, porque todo mundo começou pequenininho-----Além disso existem culturas que rendem mais apesar de pouca terra----Mato Grosso pertence a Amazônia Legal onde quatro módulos dão 400 hectares isto e' , pelo INCRA acima de 250 Ha já pode ser desapropriado para Reforma Agraria se a propriedade for mal utilizada

      0
  • Adilson Garcia Miranda São Paulo - SP 22/06/2022 14:55

    Demorou 3,5 anos, a retirada do aparelhamento. A CPI é necessária para investigar, todos que se envolveram, no esquema do Petrolão. O piór, é que eles tem interesse, no aumento dos combustíveis, afim de, ajudar, na volta do Ex Presidiário, e continuar a roubalheira.

    13
  • Fernando Tanure Teixeira Aracuai - MG 22/06/2022 12:40

    Minas também preços bem abaixo de São Paulo. Só superior a Rondônia.

    1
  • Elvio Zanini Sinop - MT 21/06/2022 17:07

    JÁ CHEGOU TARDE A PRIVATIZAÇÃO DA DITA PETROBRAS ; DERAM O CANO NOS ACIONISTAS AMERICANOS (COMO ÊLES (os Americanos não são tão Tolos como pensavam os PTs) foram os Administradores da dito Petrobrás , indenizar os Investidores Americanos. e o CUSTO DISSO TODO O CIDADÃO QUE USA GASOLINA, ETANOL E DIESEL PAGA ALGUM CENTAVO DESSA FALCATRUA DO PT SAUDAÇÕES. Temos que lembrar o Passado para não cometer-mos erros no Futuro.

    12
  • Aloísio Brito Unaí - MG 21/06/2022 16:01

    Não entendi a correlação! Acho que normalmente, é justamente ao contrário. Acho que foram infelizes nessa interpretação.

    0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Eu entendi que o preço da arroba normalmente abaixa no periodo da seca, entretanto diz que este ano continua firme apesar do periodo de pastagem fraca---Eu entendo como um bom sinal de que muita gente ja' esta' botando no cocho

      0
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      Sr Carlo Meloni, eu entendi exatamente como o Sr. Portanto, pela minha experiência na atividade, o preço da arroba do gado gordo e das demais categorias, sempre sobem no período da seca, essa é a tendência costumeira, como também os custos para produzir uma arroba também se elevam. Então, não entendi a lógica deles tentando demonstrar que se isso não é normal.

      1
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      E é exatamente o que está acontecendo no momento, e é exatamente nesse período que esse cenário começa a se alterar. Esse amor por exemplo esta sendo perfeito o ciclo costumeiro dos valores da @.

      1
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      Esse ano*, por exemplo,

      1
  • Alfredinho Helio Sperandio Vitória 21/06/2022 10:51

    Rondônia é a praça onde o boi gordo e a vaca gorda apresentam om preços mais baixos do País, mesmo sendo um Estado com status livre de vacinação. Com boi engordado quase na sua totalidade a pasto. Não dá para entender isso.

    0
  • Gilberto Rossetto Brianorte - MT 21/06/2022 09:23

    Prá mim essa politica de juros do BC está equivocada (não sou economista). Pergunto: como os produtores rurais irão aumentar a produção pagando juros altos? Como investir? Mesma coisa ocorre com a indústria. Quanto mais custo, menor a produção. Produção menor, preços mais altos. Preços mais altos = inflação.

    O maior peso da inflação atual está no fator ENERGIA. Aí pergunto: juros altos diminuirão o preço dos combustíveis, da energia elétrica, do gás?

    Digam aí.

    9
    • Nadir Sousa Gameleira de Goiás - GO

      Aumentou o tomate aumentam os juros. Sempre foi a política monetária do país. Será que resolveu?

      5
    • Caio Barrozo Belo Horizonte - MG

      Concordo!

      3
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. Gilberto, é o seguinte, houve a tal politica de mudança da matriz energética, no Brasil além disso o mula roubou o dinheiro das refinarias que deviam ser construidas. Menor produção gera aumento de preços, não há como suprir a demanda por óleo diesel e gasolina por que não existem refinarias, o Putin fechou o gás da rússia e deu nisso. Sobre aumento de produção, milho e soja só não aumentaram pelo clima, senão seria recorde em cima de recorde de safra, houve de área, de uso de tecnologia, etc... A carne bovina podemos dizer a mesma coisa, código ambiental draconiano, só pode usar 20% das novas áreas, como é que vai aumentar consumo sem produção? E teve a cagada do BC brasileiro que desvalorizou muito a moeda, e eu fui o único a dizer que isso teria consequencias, que já chegaram, mas na hora da festa ninguém quer saber. É o ditado, não importa que a mula manque o que eu quero é rosetar. Mais ou menos isso.

      21
  • Getulio Coutinho 20/06/2022 13:21

    E agora, o que importa mesmo ? A gasolina e o diesel vão abaixar , ou um bafafá e toma lá dá cá, com o Lyra pressionando o presidente.

    Quem manda no Brasil? Acho que é o Centrão - afinal eles não pagam o combustível que queimam, não perdem eleições, não respondem CPI, e não levam a culpa pelo que dá errado. Liberta presidente, liberte-se Brasil. Vamos escolher bem deputados e senadores, e não reeleger NINGUEM.

    8
    • Tiago Gomes Goiânia - GO

      Centrão já dominou o governo já tem um certo tempo. Quem dá as cartas no orçamento e até em parte de questões econômicas é o Centrão. É o descompasso entre o sonho (fugir do toma lá da cá) e realidade (fisiologismo político, muito toma lá da cá principalmente para salvar mandatos)

      17
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Faltou pouco para o Tiago dizer que o Bolsonaro é tão fisiológico quanto o mula e entre um e outro é melhor o mula pois na economia foi melhor...para os funcionários públicos, evidentemente.

      19
    • carlo meloni sao paulo - SP

      TIAGO O TEU COLEGA TE CHAMOU DE SOARES,,ELE E" ATRAPALHADO DA CABEÇA COMO A DILMA

      9
    • carlo meloni sao paulo - SP

      ELE DEFENDE A IDEIA QUE CUBA/ VENEZUELA/COREIA DO NORTE DEVEM SERVIR DE EXEMPLO PARA O FUTURO DO BRASIL

      12
    • Tiago Gomes Goiânia - GO

      Tranquilo errar meu nome Carlo, quanto Cuba, Venezuela e Coréia do Norte serem exemplo não concordo com o colega, caso ele relamente pense assim.

      5
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Tranquilo né Tiaguinho, com o comunão aí o comuninha é light, é tchutchuca, só uma pequena discordancia, o mau mau é só o Biroliro.

      8
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Thiago, se ele pensa isso de verdade eu não tenho certeza porque ele é muito falso, MAS QUE ELE ESCREVEU NESSE ESPACO ESTÁ REGISTRADO DUAS SEMANAS ATRAS--

      2
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      "BOLSISTA DO AGRESTE" !!! ... TEMPOS ESTRANHOS ... UM CANDIDATO A PRESIDENTE DA REPÚBLICA DO BRASIL ... LADRÃO !!! ...

      EH! NÃO VENHA ME DIZER QUE ELE FOI "INOCENTADO PELO STF" ... ISSO É MAIS UMA MENTIRA !!! ... VOCÊS TOMEM CUIDADO ... SE O XANDÃO MUDAR A MIRA DA SUA METRALHADORA ... UM POCO PARA A ESQUERDA ... VOCÊS TODOS VÃO SER PRESOS POR ESPALHAREM "FAKE NEWS" ... AÍ NÃO VAI TER MAIS "PÃO COM MORTADELA" ... SÓ P.F.!!! (Prato Feito) ... Ou, também, chamada de "quentinha" !!!

      4
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      O "BOLSISTA DO AGRESTE" deve estar na classe daqueles que : "COMEM O PÃO COM MORTADELA DEFUMADA DA MARCA MARBA" ... Uma das marcas mais caras do mercado ...

      Por isso que ele "defende" o LADRÃO COM UNHAS & DENTES !!! ... É PRA NÃO PERDER O "PADRÃO DA BOQUINHA" !!!

      VAI TRABALHAR !!!

      3
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      "BOLSISTA DO AGRESTE" ... Você escreveu isto no seu comentário:

      "Ou se o Lula desse um indulto a um cafajeste (para dizer o mínimo)? Ou se o mesmo Lula avisasse seu ex-ministro da educação que este ia ser preso."

      Vamos por partes... Analisando a primeira frase: Ou se o Lula desse um indulto a um cafajeste (para dizer o mínimo)?

      Caro "BOLSISTA" ... Você deve sofrer de amnésia! ...

      O "LADRÃO" deu um indulto a Césare Batistti em 2010, contrário ao julgamento do STF da época.

      Esse "Batistti" era procurado por terrorismo na Itália, tinha mandado de prisão pela Interpol.

      Agora vamos para a segunda frase: "Ou se o mesmo Lula avisasse seu ex-ministro da educação que este ia ser preso."

      Vejo que você não entendeu aquela conversa entre a Dilma e o Lula. Gravação do telefonema que a ex-terrorista, então presidente do país, avisando o LADRÃO que o "Bessias" (seu assessor) estava levando um "papel" para o LADRÃO. Que ele utilizasse se fosse necessário.

      Ficou comprovado que esse "papel" era o decreto presidencial tornando o LADRÃO ... ministro de estado e, que nessa condição ele não poderia ser preso pela POLICIA FEDERAL !!!

      Veja "BOLSISTA" ... Não estou inventando nada, são FATOS ocorridos durante o governo dessa quadrilha que você tanto defende.

      Esse áudio, de domínio publico, também não é uma "Fake News" !!!

      De fato o LADRÃO NÃO TELEFONOU ... ELE RECEBEU UM TELEFONEMA & UM "PAPEL" !!! ... PARA NÃO IR PRESO ... NAQUELE MOMENTO !!!

      3
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Estou lançando, nesse momento, uma campanha para arrecadar fundos ... PARA O TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO DE CESARE BATISTTI !!! ...

      SIM ELE ESTÁ COM PROBLEMAS !!! POIS ELE RECONHECEU SEUS CRIMES !!! ... MAS, O "BOLSISTA DO AGRESTE" DIZ QUE ELE É INOCENTE !!! ... OU SEJA, O CESARE BATISTTI ... "ESTÁ MENTINDO" !!!

      VAI TRABALHAR !!!

      1
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. Rensi, vale o velho dito popular, a cadeia tá cheia de inocente, no pt também.

      2
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      E malas, os piores fascistas do país estão no PT, os piores defensores de genocidas, eles próprios genocidas de crianças no ventre das mães e do assassinato de mais de 600 mil pessoas em dez anos no Brasil, que o PT favorece com a defesa da politica do desarmamento, ajuda ao grupo narco terrorista farc, etc...Então os piores genocidas também estão no PT.

      3
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      O descondenado foi solto, mas os crimes houveram...Luiz Fux, presidente do STF.

      3
  • Tiago Pandolfo Balsas - MA 20/06/2022 12:43

    Pelo jeito a Reuters tem patrocínio estatal chinês. Ampla oferta de soja? Não estão comprando do Brasil mais porque não tem ou o produtor não quer vender. E aqui continua mais barato que nos EUA. Reportagens compradas

    2
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Isso a muito tempo. Quando esses caras dizem prá vender compre, quando dizem prá comprar vendam.

      1
  • carlo meloni sao paulo - SP 20/06/2022 01:52

    Quando a policia inglesa matou o brasileiro Gian Charles ninguem soltou um pio,,,, agora por causa de um ingles movimentaram avioes e exercito com um barulho infernal---Deixe de ser viralata e aprenda a se fazer respeitar

    15
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Os fascistas assassinos de crianças no ventre das mães choram seus falsos deuses cultuados aqui na terra.

      10
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Estamos vivenciando "tempos estranhos" !!!

      Aí me perguntam... Por que?

      Então, não vou citar os fatos que já se tornaram corriqueiros e, a partir dessa "coisa banal" ela deixa de ser observada.

      Querem um exemplo?

      Alguém nota um motorista falando ao celular dirigindo?

      Pois é um crime que se tornou banal (corriqueiro) ... Logo não é mais notado pela população.

      Alguém já ouviu falar dos Gulags?

      Eram os "endereços" pra onde os inimigos do regime comunista da URRS eram enviados no tempo de Stalin.

      Aí, surge uma citação de uma escritora e jornalista norte-americana, Anne Elizabeth Applebaum, premiada com o premio Pulitzer de Não Ficção em 2004.

      LEIA COM ATENÇÃO: ... "Os gulags não foram construídos para encarcerar pessoas pelo que fizeram, mas pelo que eram."

      Existe uma outra frase que é de extrema relevância (que revelará a passagem desses "tempos estranhos"):

      "A VERDADE É FILHA DO TEMPO".

      QUEM VIVER VERÁ !!!

      3
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC 19/06/2022 16:20

    Outro dia o Sr. Cácio comentou aqui contra os comentários, informativos e reportagens, entrevistas sobre a politica do país. Infelizmente o Sr. Cácio pertence aqueles que são comunistas, socialistas sem saber. Por isso trago um escrito do Puggina sobre o assunto. Cuidado, é arapuca!

    Percival Puggina

    O interlocutor me advertiu: "Não gosto de política!". Mais ou menos como se dissesse "prefiro hip hop", "prefiro sorvete", "prefiro namorar". Eu também não gosto, respondi; aliás, detesto ter que viver sob o modelo institucional e a política que temos. Convenhamos, gostar disso, gostar mesmo, a ponto de o preferir a tantas delícias da vida é até sinal de mau gosto.

    A política, porém, não perde sua importância em função de nossos agrados e desagrados. Ela vai influenciar nossa vida desde a qualidade da Educação até a sobrevivência na aposentadoria. Desde a concepção com ou sem aborto até a morte com ou sem direitos testamentários. É para lutar contra as deformidades que ensombrecem o céu da pátria que acordo todo dia de manhã, não raro após algumas horas de inquietude e insônia.

    Nós temos, no Brasil, muitos maus hábitos. Um deles, com severos reflexos na política, é o de cair de pau nos problemas e fazer cafuné naquilo que os causa. Condenamos o que está errado e concedemos alvará de soltura para o que dá causa ao erro.

    Está tudo errado. Mas não mexe. Morte às consequências! Longa vida às causas! "Vou desreformar tudo que foi reformado!" anuncia um ex-presidiário como plano de governo. Quando alguém sustenta a necessidade de promover mudanças para corrigir os erros, imediatamente as fisionomias exibem sinais de surpresa: de onde é que você tirou essa ideia? Nossas instituições são boas, dizem, só falta fazer com que elas funcionem.

    Nessa crença tola, muitos fazem desavisadas genuflexões e reverências perante aberrações cotidianas cometidas pelos poderes de Estado. É nessa crença tola ou nessa desinformação, que tantos se deixam manipular por certos detentores de poder, indivíduos que jamais seriam convidados para jantar com a família de quem os conhecesse.

    Em 2010, lancei meu livro "Pombas e Gaviões" com uma advertência de capa: "Os ingênuos estão na cadeia alimentar dos mal intencionados". Os ingênuos apontam os problemas e não se preocupam de corrigir o que lhes dá causa. Ficam no sofá. São as pombas. Os mal intencionados conhecem as causas e se beneficiam da ingenuidade dos ingênuos. São os gaviões.

    Pela ingenuidade de tantos e pela malícia de uns poucos, o ex-presidiário é candidato a presidente da República. Por isso, e só por isso, os gaviões do Senado e do STF vendem o privilégio da mútua tolerância com o rótulo dourado de "harmonia entre os poderes", paga pelas pombas.

    Permaneceremos encalhados nas arapucas do século XX? A decisão estará nas mãos dos eleitores de outubro. Estou convencido, porém, de ser preciso ouvir o cívico e irresistível rugir das ruas, antes de ouvirmos o rugir das urnas.

    Percival Puggina (77), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

    19
    • Tiago Gomes Goiânia - GO

      Que isso, Cássio fez um ponderação e já foi taxado de comunista...aonde vamos parar meu povo, saiam da bolha!

      32
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Tiago Gomes, o mula já falou, um politico ladrão é mil vezes melhor que um funcionário público.

      18
    • Tiago Gomes Goiânia - GO

      Cada dia fica mais claro, que para o fã clube do Bolsonaro, se vc não seguir estritamente a cartilha bolsonarista, com concordância quase que absoluta com as narrativas e devaneios criados você é sim um comunista e inimigo. Ou vc adere ao combo Bolsonaro ou é inimigo que impede que nosso presidente consiga governar.

      37
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Tiago, você não enxerga nada com clareza, nem sabe o que está dizendo. O assunto entre eu e o Sr. Cácio não tem nada a ver com Bolsonaro e sim com politica. O assunto do artigo do Puggina tem a ver com o que ele comentou outro dia, mas o texto não foi escrito para ele, eu só fiz uma associação. Parece que você foi doutrinado como todo funcionário público a ser um idiota útil, quem está na bolha é você. Eu mesmo já fiz critica fortes ao Bolsonaro aqui mesmo. Mas existe uma grande diferença entre emitir uma opinião politica ou expor uma doutrina politica e ser um sujeito que quer apenas que aumentem seu salário e mordomias, mesmo que isso exija puxar o saco de quem quer que seja.

      22
    • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

      Sr. Rodrigo Polo, me sinto extremamente à vontade para, novamente, repetir a frase que escrevi:

      Ledo engano, Sr. Rodrigo, ledo engano!

      Sou simplesmente um cidadão de bom senso, nem de um extremo, nem do outro!!

      26
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      E eu também tenho bom senso, tanto que sei que nem nem é mula.

      22
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. Cácio, o nem nem é só uma brincadeira, mas eu gostaria de dizer a você a ao Tiago que é fácil perceber que vocês só falam mal do Bolsonaro, então no final das contas não são tão nem, nem assim não é mesmo. É só pancada no Bolsonaro e nos "bolsonaristas", pois é...nem-nem.

      19
    • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

      Sr Rodrigo, causa espanto a sua vontade (hercúlea) de querer rotular(pejorativamente) os amigos deste espaço...

      Não queira enquadrar o Mundo pela sua métrica!!

      26
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Nem sei onde você viu um enquadro aí, é só uma brincadeira, nem-nem é mula.

      15
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sabe Sr. Cácio, é um direito querer fazer os outros de trouxa, mas às vezes quando o interlocutor tem alguns neurônios não cola. O que você e o Tiago Gomes querem a muito tempo é conseguir algumas criticas ao governo Bolsonaro, e vejam só, vocês não admitem nem um minuto que a esquerda comunista, do legislativo e do judiciário prejudicam o povo brasileiro, para depois de algumas criticas poderem desancar o Bolsonaro como é evidente o desejo de vocês.

      19
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      E tem mais. O que me causa espanto é que nenhum de vocês dois sequer colocou uma única ideia a respeito do que o Puggina escreveu, vocês já sabem tudo, principalmente o Tiago, funcionário público de quinto escalão que pensa ter a solução para os problemas do país.

      18
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      E vou dizer mais ainda Sr. Cácio, tô com o dia ganho, apesar de não querer saber de politica aqui no site, querendo você sim, que prevaleça sua vontade, para dar exemplo, escrever só sobre assuntos que te interessam, ou seja, segundo você mesmo, só sobre agropecuária, aqui vocês podem escrever a vontade.

      17
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Pra dizer a verdade eu também já desci muito cacete no BOLSONARO, mas você vira de um lado vira do outro e não encontra uma alma digna de ser chamada de estadista--- Só temos duas gostas para escolher--- O BOLSONARO parece fiscal de obras mexe em tudo como se entendesse de tudo, no fim é um vagão que grita e não tem a coragem de tomar uma providência-- Encastelado num ambiente chantagista foge da decisão-- O Lula é um semi analfabeto malandro esperto com bagagem adquirida no sindicato--- Botou todo o buril no nome da família e agora são os filhos que o abastecem de dinheiro--- Extremamente cioso da sua posição só deixa pessoas mentalmente atrapalhadas para substitui-lo, cuide Dilma e Haddad e isso é para ninguém lhe fazer sombra-- A esquerda tem pessoas inteligentes com Wagner e Ciro mas ele os empurra para um canto porque quer brilhar sozinho--- Se ele tiver gente competente como Meirelles ele faz um bom governo, mas se tiver um capacho ignorante como Mantega vai ser um desastre-- Tudo somado BOLSONARO com todos os defeitos dele, inclusive é pouco estudado também, mas é melhor que o Lula que além de limitado foi o presidente mais ladrão de todos

      14
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      EH! Venho aqui para dar uns pitacos.

      Quando se fala em "causas", devemos voltar um pouco mais...

      Segundo alguns entendidos os comunistas "trabalham" para destruir: a família, a pátria, a religião.

      Lanço um desafio! ... Se perguntem: POR QUE?

      Vamos lá ... Comecemos pela religião.

      Segue parte de um trecho de um artigo do jornal GAZETA DO POVO...

      "Em última instância, a cultura veio do cultus, grupo de pessoas, geralmente baseado no parentesco, que se reuniam para adorar a mesma divindade ou divindades. Uma vez que uma adoração comum e compreensão da teologia tinham se desenvolvido, uma cultura naturalmente se desenvolveu. Da cultura, então, derivada economia, política e direito.

      Consequentemente, a perda da fé religiosa resulta na eventual destruição da cultura."

      Se a cultura é destruída, todos seus derivativos tendem a desmoronar ... Tipo... a economia ... a política e ... o direito ...

      Veja que, tudo é interligado e, uma das causas primordiais é a "perda da fé religiosa" ...

      VADE RETRO !!! ... COMUNISTA ...

      13
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Exato Sr. Meloni, o sujeito que não vota no Bolsonaro vota no mula e nunca foi tão fácil escolher um lado. Bolsonaro pode ter todos os defeitos que se queira mas é um homem sóbrio e honesto e mula um cachaceiro psicopata e ladrão.

      17
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      E Sr. Rensi, isso está correto, pq para os comunistas as causas não importam, o que importa é a revolução. Digo isso por que na década de 60 os comunistas eram contra o homosexualismo, che assassinava gays e hoje em dia são pró pautas, todas as pautas que apoiem os movimentos lgbt e derivados. E o que é a revolução? Tomar poder custe o que custar, uma vez lá resolvem o que vão fazer, terminando sempre em desastre, politico economico e social.

      15
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Então Sr. Rensi, todos esquecem que quem ferrou com a economia brasileira foi a esquerda com seus lock dows, com o fecha tudo, ninguém sai sem ser vacinado, tudo conversa fiada, mas que na hora serviu para minar o governo. E vou usar o exemplo usado pelo Sr. Meloni, de que se o mula escolher o Meirelles vai fazer um bom governo, mas esperemos um pouco...mula vai deixar de ser a favor do assassinato de bebes na barriga de suas mães se o Meirelles for ministro da economia? Mula vai deixar de apoiar o MST e o desarmamento de toda população? Isso para ficar só em pequenos exemplos. Então o sujeito que apoia mula por que acha que ele consegue fazer com que o preço da carne baixe, ou o preço do petróleo baixe, o que os dados desmentem fragorosamente, desconsiderando todo o resto, colabora com o comunismo, mesmo que não tenha a menor noção disso e se alguém colabora com o comunismo, é anticristão, esse alguém é comunista, mesmo que não saiba. Existe um russo que descreve bem esse fenômeno, Ian Pacepa, ele fala sobre os idiotas úteis e de como são os primeiros a serem eliminados depois da "revolução", quando veem a cagada que fizeram. Muitos acreditam que o roubo é necessário para quebrar a estrutura do sistema capitalista, só mais tarde percebem que se trata de roubo apenas pelo roubo e nada mais. O marxismo é também uma cultura, uma forma de pensar, e no momento o que melhor descreve o marxismo comunista é uma cena que vi no seriado Vikings, onde depois de muito esforço chegam em uma praia da Inglaterra, na época reino de Secex ou algo assim, foram recebidos por uma cavalaria de homens gordos que prontamente disseram que se os vikings estavam ali para negociar eram bem vindos caso contrário que voltassem, os bárbaros se entreolharam, deram risadinhas e mataram todos menos 1 que fugiu, eles estavam lá para roubar e matar, pois em sua "cultura" não há outra forma de enriquecer a não ser matando e roubando.

      15
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Diz-se que o material forjado mantém sua matriz.

      Não sei o porquê de tanta maldade, que seres humanos carregam em seu DNA. Enfim, é o principio da genética e da matemática com a lei das probabilidades.

      O que a sociedade deve entender, é que "indivíduos" com essa "índole forjada" devem ficar distante do poder. Pois, se eles o conseguirem, como não têm o mínimo de "humanidade" pois, reconhecem todos os seres humanos, como uma massa a ser moldada, com o objetivo de todos serem iguais.

      Não é isso que pregam, "IGUALDADE"?

      Quanto a economia, nesse "mundo novo" não vai mais existir "classes sociais". Todos vão pertencer a uma única classe ... a do "proletariado" !!!

      EH! Lógico... Vai ter os "iluminados" do partido comunista "mandando como esse mundo deve funcionar" !!! Mas, eles não vão ser uma outra "classe". Pois, eles são muito superiores a qualquer "classe".

      ELES VÃO SER OS EDITORES DAS REGRAS !!!

      TIPO STF ...

      7
    • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

      Gostaria de, ainda em tempo, corrigir um escrito do Sr. Rodrigo Polo Pires, datada de ontem, 20/06...

      Transcrevo aqui, na íntegra, a frase de autoria dele(o resto é um enorme texto, copiado e colado, de um Escritor e Jornalista brasileiro).

      Segue a frase em destaque:

      "Outro dia o Sr. Cácio comentou aqui contra os comentários, informativos e reportagens, entrevistas sobre a "POLÍTICA DO PAÍS" (grifo meu).

      Caro Rodrigo, nunca fui contra POLÍTICA, mas sim contra POLÍTICA PARTIDÁRIA(muito em especial aquelas de cunho extremista, qualquer extremidade que seja)...

      Pelo meu discreto conhecimento, há uma diferença absurdamente grande entre uma e outra coisa. O Sr. está confundindo "CROCODILO" com "COCÔ DE GRILO"...

      Essa falta de distinção não condiz com sua respeitável inteligência, parcialmente demonstrada nos seus escritos aqui neste espaço.

      Mais impressionante ainda é como o Sr. consegue, com tanta convicção, imputar a mim a pecha de COMUNISTA/SOCIALISTA.

      Inacreditável!!

      8
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      É comunista e socialista e não sabe, sobre esse comentário digo que a emenda saiu pior que o soneto.

      10