CEO da Petrobras pede demissão; diretor de produção assumirá interinamente
SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras informou nesta segunda-feira que José Mauro Coelho pediu demissão do cargo de presidente-executivo da empresa nesta manhã, após protestos do presidente Jair Bolsonaro e de membros do Parlamento que ficaram mais fortes depois de um reajuste nos preços dos combustíveis anunciado na última sexta-feira.
A companhia disse ainda que o diretor-executivo de Exploração e Produção, Fernando Borges, foi nomeado como presidente interinamente.
Em outro comunicado, a companhia disse que Coelho também renunciou ao posto ocupado no conselho.
Normalmente, CEOs da Petrobras são eleitos antes como conselheiros em assembleias de acionistas. Mas, segundo duas fontes próximas à empresa, a vaga de presidente-executivo poderia, neste caso, ser ocupada por um indicado pelo governo, desde que o nome seja aprovado pelo comitê de integridade e também eleito pelo conselho.
Se assim for, o movimento poderia em tese acelerar mudanças na Petrobras, uma vez que o governo já indicou Caio Paes de Andrade, alto funcionário do Ministério da Economia, para o principal cargo da companhia.
A Petrobras não deu detalhes dos próximos passos. Procurada, não comentou o assunto imediatamente.
"O Zé Mauro estava na berlinda, já estava demitido, mas ainda no cargo. A renúncia põe mais pressão no jogo", disse o analista Pedro Rodrigues, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).
"O governo corre por um lado para acelerar mudanças e por outro a Petrobras, para não deixar vacância", comentou Rodrigues.
A renúncia de Coelho havia sido antecipada pelo jornal O Globo, com base em relatos de membros do conselho de administração da Petrobras que conversaram com o executivo durante o fim de semana.
A saída do presidente ocorre em meio à crescente pressão sobre a Petrobras, especialmente após o reajuste dos preços do diesel e da gasolina anunciado na sexta-feira, que provocou forte reação de políticos.
Coelho chegou à presidência da estatal no início de abril, mas deixa a empresa cerca de dois meses depois, após o governo decidir indicar Andrade para CEO.
Coelho é o terceiro presidente da Petrobras a deixar o comando em um contexto de insatisfação do governo com a política de preços da estatal. Ele sucedeu o general da reserva Joaquim Silva e Luna e Roberto Castello Branco, que caíram após críticas do presidente Jair Bolsonaro sobre alta nos preços de combustíveis.
(Por Letícia Fucuchima e Rodrigo Viga Gaier no Rio de Janeiro)
1 comentário
Petróleo fecha com leve alta por preocupações com o Irã, mas recua na semana
Petrobras eleva em 2% preço médio do querosene de aviação a distribuidoras
Petróleo amplia ganhos no pós-fechamento com notícia de que Irã poderá atacar Israel
Preço médio da gasolina fecha outubro em estabilidade no País, enquanto etanol tem leve queda de 0,71%, aponta Edenred Ticket Log
Petróleo sobe com queda de estoques nos EUA e chances da Opep+ adiar aumento da produção
Petrobras eleva a 590 mil barris/dia capacidade de Mero com nova plataforma
Getulio Coutinho
E agora, o que importa mesmo ? A gasolina e o diesel vão abaixar , ou um bafafá e toma lá dá cá, com o Lyra pressionando o presidente.
Quem manda no Brasil? Acho que é o Centrão - afinal eles não pagam o combustível que queimam, não perdem eleições, não respondem CPI, e não levam a culpa pelo que dá errado. Liberta presidente, liberte-se Brasil. Vamos escolher bem deputados e senadores, e não reeleger NINGUEM.Centrão já dominou o governo já tem um certo tempo. Quem dá as cartas no orçamento e até em parte de questões econômicas é o Centrão. É o descompasso entre o sonho (fugir do toma lá da cá) e realidade (fisiologismo político, muito toma lá da cá principalmente para salvar mandatos)
Faltou pouco para o Tiago dizer que o Bolsonaro é tão fisiológico quanto o mula e entre um e outro é melhor o mula pois na economia foi melhor...para os funcionários públicos, evidentemente.
TIAGO O TEU COLEGA TE CHAMOU DE SOARES,,ELE E" ATRAPALHADO DA CABEÇA COMO A DILMA
ELE DEFENDE A IDEIA QUE CUBA/ VENEZUELA/COREIA DO NORTE DEVEM SERVIR DE EXEMPLO PARA O FUTURO DO BRASIL
Tranquilo errar meu nome Carlo, quanto Cuba, Venezuela e Coréia do Norte serem exemplo não concordo com o colega, caso ele relamente pense assim.
Tranquilo né Tiaguinho, com o comunão aí o comuninha é light, é tchutchuca, só uma pequena discordancia, o mau mau é só o Biroliro.
Thiago, se ele pensa isso de verdade eu não tenho certeza porque ele é muito falso, MAS QUE ELE ESCREVEU NESSE ESPACO ESTÁ REGISTRADO DUAS SEMANAS ATRAS--
"BOLSISTA DO AGRESTE" !!! ... TEMPOS ESTRANHOS ... UM CANDIDATO A PRESIDENTE DA REPÚBLICA DO BRASIL ... LADRÃO !!! ...
EH! NÃO VENHA ME DIZER QUE ELE FOI "INOCENTADO PELO STF" ... ISSO É MAIS UMA MENTIRA !!! ... VOCÊS TOMEM CUIDADO ... SE O XANDÃO MUDAR A MIRA DA SUA METRALHADORA ... UM POCO PARA A ESQUERDA ... VOCÊS TODOS VÃO SER PRESOS POR ESPALHAREM "FAKE NEWS" ... AÍ NÃO VAI TER MAIS "PÃO COM MORTADELA" ... SÓ P.F.!!! (Prato Feito) ... Ou, também, chamada de "quentinha" !!!
O "BOLSISTA DO AGRESTE" deve estar na classe daqueles que : "COMEM O PÃO COM MORTADELA DEFUMADA DA MARCA MARBA" ... Uma das marcas mais caras do mercado ...
Por isso que ele "defende" o LADRÃO COM UNHAS & DENTES !!! ... É PRA NÃO PERDER O "PADRÃO DA BOQUINHA" !!!
VAI TRABALHAR !!!
"BOLSISTA DO AGRESTE" ... Você escreveu isto no seu comentário:
"Ou se o Lula desse um indulto a um cafajeste (para dizer o mínimo)? Ou se o mesmo Lula avisasse seu ex-ministro da educação que este ia ser preso."
Vamos por partes... Analisando a primeira frase: Ou se o Lula desse um indulto a um cafajeste (para dizer o mínimo)?
Caro "BOLSISTA" ... Você deve sofrer de amnésia! ...
O "LADRÃO" deu um indulto a Césare Batistti em 2010, contrário ao julgamento do STF da época.
Esse "Batistti" era procurado por terrorismo na Itália, tinha mandado de prisão pela Interpol.
Agora vamos para a segunda frase: "Ou se o mesmo Lula avisasse seu ex-ministro da educação que este ia ser preso."
Vejo que você não entendeu aquela conversa entre a Dilma e o Lula. Gravação do telefonema que a ex-terrorista, então presidente do país, avisando o LADRÃO que o "Bessias" (seu assessor) estava levando um "papel" para o LADRÃO. Que ele utilizasse se fosse necessário.
Ficou comprovado que esse "papel" era o decreto presidencial tornando o LADRÃO ... ministro de estado e, que nessa condição ele não poderia ser preso pela POLICIA FEDERAL !!!
Veja "BOLSISTA" ... Não estou inventando nada, são FATOS ocorridos durante o governo dessa quadrilha que você tanto defende.
Esse áudio, de domínio publico, também não é uma "Fake News" !!!
De fato o LADRÃO NÃO TELEFONOU ... ELE RECEBEU UM TELEFONEMA & UM "PAPEL" !!! ... PARA NÃO IR PRESO ... NAQUELE MOMENTO !!!
Estou lançando, nesse momento, uma campanha para arrecadar fundos ... PARA O TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO DE CESARE BATISTTI !!! ...
SIM ELE ESTÁ COM PROBLEMAS !!! POIS ELE RECONHECEU SEUS CRIMES !!! ... MAS, O "BOLSISTA DO AGRESTE" DIZ QUE ELE É INOCENTE !!! ... OU SEJA, O CESARE BATISTTI ... "ESTÁ MENTINDO" !!!
VAI TRABALHAR !!!
Sr. Rensi, vale o velho dito popular, a cadeia tá cheia de inocente, no pt também.
E malas, os piores fascistas do país estão no PT, os piores defensores de genocidas, eles próprios genocidas de crianças no ventre das mães e do assassinato de mais de 600 mil pessoas em dez anos no Brasil, que o PT favorece com a defesa da politica do desarmamento, ajuda ao grupo narco terrorista farc, etc...Então os piores genocidas também estão no PT.
O descondenado foi solto, mas os crimes houveram...Luiz Fux, presidente do STF.