Tipos de pneus agrícolas: entenda as diferenças entre cada categoria e faça a escolha certa na hora de comprar
Assim como existe uma boa variedade de máquinas agrícolas, também há categorias de pneus para esses equipamentos, isso porque os diferentes tipos de atividades que serão desempenhadas, o tamanho do terreno, a qualidade e estabilidade do solo e a potência do maquinário são apenas alguns dos fatores que influenciam diretamente no tipo de pneus agrícolas mais adequado para a sua fazenda.
Para início de conversa, é muito importante entender melhor as categorias existentes no mercado e qual é o mais indicado para a sua demanda. Dessa forma, você precisa saber sobre os tipos de carcaça e qual a atividade e o terreno mais propícios para o uso de cada pneu. Veja a seguir de forma mais aprofundada sobre esse assunto e confira as dicas para tomar uma decisão mais assertiva na hora de comprar.
Tipos de carcaça
As carcaças de um pneu de trator agrícola, por exemplo, podem ser subdivididas em duas categorias, das quais, são elas:
Pneus diagonais: tem como principal vantagem o favorecimento da rigidez dos flancos e da banda de rodagem e como características marcantes o uso de lonas para se manter de forma diagonal ao plano médio da banda de rodagem e camadas que se cruzam em ângulos menores que 90º.
Pneus radiais: aqui são usadas lonas de talão a talão, com um ângulo de 90º com o plano médio da banda de rodagem. Ele possui os flancos e a banda de rodagem mais maleáveis.
Tipos de pneus mais difundidos de acordo com a aplicação
Outra categoria nas quais esse tipo de pneu se encontra são as de aplicação. Veja a seguir um pouco mais sobre esse assunto.
Tração R-1
São considerados pneus de rodas motrizes, usados em tratores e colhedoras. São os melhores da categoria quando o assunto são os solos com características boas de tração.
Tração R-2
Também são usados para todas motrizes de colhedoras e tratores. Entretanto, são mais indicados para solos inconsistentes, moles e excessivamente úmidos. São os mais usados em plantações de arroz irrigado.
Tração R-4
Esses pneus são produzidos especificamente para as rodas motrizes de tratores industriais e máquinas usadas na movimentação e terra, assim como também em florestas. Possui uma tração maior e é mais resistente, com menor chance de furar ou cortar.
Direcional F-1
Pneus fabricados para eixos direcionais e não tracionados de tratores e colhedoras. Esse modelo apresenta um ressalto, também chamado de raia, ao longo de seu plano médio.
Direcional F-2
Aqui são os pneus para eixos direcionais não tracionados para uso em colhedoras e tratores. Diferente do modelo anterior, este possui de duas a três raias ao longo do seu plano médio.
Direcional F-3
O pneu direcional F-3, assim como os anteriores, é específico para eixos direcionais não tracionados de colhedoras e tratores. A única diferença, é que ele é multiraiado, ou seja, possui mais de três raias.
Transporte I-1
São os pneus usados em implementos, assim como também em carretas que realizam o transporte de cargas.
0 comentário
O início da safra de grãos 2024/25 e as ferramentas que potencializam o poder de compra do agricultor
Produção de bioinsumos on-farm, por Décio Gazzoni
Reforma Tributária: algo precisa ser feito, antes que a mesa do consumidor sinta os reflexos dos impostos
Benefícios da fenação para o bolso do produtor
Artigo/Cepea: Quebra de safra e preços baixos limitam rentabilidade na temporada 2023/24
O Biodiesel e o Biometano no Combustível do Futuro, por Arnaldo Jardim