Saiba como operar o Debroker, o aplicativo do mercado do trigo, e garantir seu preço em tempo real
Podcast
Saiba como operar o Debroker, o aplicativo do mercado do trigo, e garantir seu preço em tempo real
DownloadBrasil compra 90 mil t de trigo HRW dos EUA na maior aquisição do ano, diz USDA
SÃO PAULO (Reuters) - Importadores do Brasil adquiriram 90 mil toneladas de trigo duro vermelho de inverno dos Estados Unidos na última semana, o que representa a maior compra do cereal norte-americano neste ano, indicaram dados publicados pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, na sigla em inglês) nesta quinta-feira.
Nas duas semanas anteriores, o governo dos EUA já havia confirmado vendas únicas de mais de 60 mil toneladas cada do produto --conhecido pela sigla em inglês HRW--, mas os volumes ainda não superavam o recorde anterior de 2020, do final de abril, quando houve uma aquisição de 69 mil toneladas.
Com o novo recorde semanal, o acumulado das importações de trigo HRW dos EUA pelo Brasil atinge 573,1 mil toneladas no ano. O volume se soma às 33,6 mil toneladas de trigo soft vermelho de inverno (SRW, na sigla em inglês) compradas no início de 2020 --o que eleva o total das aquisições de trigo, portanto, a 606,7 mil toneladas.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que o Brasil importará 6,7 milhões de toneladas de trigo neste ano, considerando todas as origens, diante do consumo firme de derivados do cereal (como pães e massas) em meio à pandemia de coronavírus.
Além disso, as exportações de massas, biscoitos e pães do Brasil também avançaram em ritmo forte recentemente --segundo a associação Abimapi, os embarques dos produtos saltaram 73% no primeiro semestre, a 71 mil toneladas.
Os EUA são o segundo principal fornecedor de trigo do Brasil, atrás apenas da Argentina --no acumulado do ano até julho, segundo o governo brasileiro, os argentinos forneceram 3,5 milhões de toneladas do cereal ao país, enquanto os norte-americanos foram responsáveis por 240 mil toneladas.
Os fornecedores de fora do Mercosul se beneficiaram depois que o Brasil estabeleceu em junho uma cota adicional de 450 mil toneladas para importar trigo de fora do bloco sem Tarifa Externa Comum (TEC) até novembro, o que elevou o volume anual isento de taxa para 1,2 milhão de toneladas.
0 comentário
Preços do trigo podem encontrar suporte no clima e buscar caminho rumo aos US$ 6,00 em Chicago
Diminuição das retenciones na Argentina impacta diretamente mercado internacional de trigo; mudanças na Rússia também no radar
Preços do trigo devem se manter sustentados no Brasil, com apoio do dólar e da demanda
Ano de 2024 foi desafiador para o setor de moagem de trigo, diz presidente da Abitrigo
Apenas da ótica do trigo, preços deveriam estar mais altos, mas pressão nas demais commodities influencia
Colheita do trigo perto do fim em Santo Ângelo/RS registra queda de produtividade e qualidade