Sistema de plantio de mudas pré brotadas de cana ganha fôlego com necessidade de renovação rápida das lavouras
O sistema de mudas pré-brotadas é uma tecnologia que não é nova, mas que vem sendo bastante utilizada pelo setor sucroenergético. Mauro Xavier, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), que é referência nessa tecnologia, conta que esse sistema muda o conceito de plantio e que tem sido bem aceito, com utilização crescente, permitindo que os produtos possam chegar mais rapidamente ao produtor.
Outro aspecto destacado por Xavier é o aspecto de qualidade e o desdobramento, com redução da massa necessária para se fazer a mesma área, resultando em uma operação mais leve, o que impacta diretamente na logística e no consumo de energia do processo da cana-de-açúcar.
Essas mudas são cultivadas em viveiro, em um ambiente controlado, gerando uniformidade no processo de produção do canavial. Os fornecedores podem até multiplicar esse processo, mas é recomendável que eles passem por um processo de conhecimento.
Para este conhecimento, o IAC tem um programa, o Projeto Cana, que oferece cursos para ensinar as técnicas e capacita esses fornecedores para passar a tecnologia adiante.
A tecnologia tem sido utilizada tanto por produtores quanto por unidades de processamento. Às vezes, faz parte da associação de dois sistemas, o que é bastante utilizado pelas usinas.
O custo de implantação de uma área, como destaca Xavier, é relativo. Mas algumas coisas como a qualidade e a produção própria tornam esse custo da implantação praticamente equivalente a um cultivo normal. Há, entrentanto, trabalhos sendo realizados para que este custo se torne menor.
0 comentário
Açúcar amplia queda em NY e Londres e cotações trabalham próximas às mínimas deste mês
Açúcar abre novamente em queda e já devolve ganhos acentuados do início da semana
Açúcar em NY tem 4ª de baixas de até 2%, sentindo pressão do dólar
Açúcar fecha com baixas em NY mas contrato março/25 mantém suporte dos 22 cents/lbp
Head da Alvean diz que mercado não está atento a problema nos estoques de açúcar e destaca baixo volume para exportação no início de 2025
Hedgepoint analisa movimentação nos preços do açúcar com influência do cenário macro