Produtor rural de Balsas (MA) relata chuvas manchadas e atraso de 10 dias no plantio da soja
Produtor rural de Balsas (MA) relata chuvas manchadas e atraso de 10 dias no plantio da soja
Com a falta de chuvas mais regulares e volumosas em Balsas, no Maranhão, o plantio da soja está cerca de 10 dias atrasado, segundo o produtor rural local, Valério Mattei. Ele conta que desde que foi aberta a janela de plantio, cerca de 5% das áreas foram semeadas, quando, com clima normal, a esta altura, entre 40% a 50% das áreas dedicadas ao cultivo da oleaginosa já deveriam ter sido plantadas.
Ele conta que alguns produtores com pivô plantaram, e outros, arriscaram semear no pó, aguardando precipitações que devem vir em volume baixo neste final de semana. "Tem previsão de chuva mais volumosa e regular, mas só para dia 27 de outubro", disse. Desta forma, o produtor que arriscou plantar no pó está exposto à possibilidade de replantio.
As negociações para este ciclo da soja, segundo Mattei, estão ocorrendo de maneira pontual, conforme a necessidade do produtor em comprar, por exemplo agora, insumos para aplicações. "De resto, o produtor está segurando, observando os relatórios que vêm dos Estados Unidos, informações que vêm da Argentina para ver se o preço aqui no Brasil melhora", afirmou.
0 comentário
Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira