Jataí/GO tem atraso na colheita da soja e no plantio do milho safrinha; expectativa é de 62 sacas de soja por hectare
Podcast
Entrevista com Vitor Geraldo Gaiardo - Presidente do Sindicato Rural de Jataí - GO sobre as Realidades da Safra - SOJA
DownloadO produtor rural da região de Jataí, em Goiás, está sofrendo com o excesso de chuvas na área, que tem atrasado a colheita de soja e, por consequência, o plantio do milho safrinha. De acordo com Vitor Geraldo Gaiardo, presidente do sindicato Rural de Jataí, ainda que a colheita esteja atrasada e a plantação esteja úmidsa, a expectativa de produtividade para a soja é boa, média entre 60 a 62 sacas por hectare.
Segundo Gaiardo, a preocupação agora é com o milho safrinha porque, com o atraso no plantio, alguns produtores terão que estender a semeadura até março, período que sai da janela ideal.
"Nos outros anos, nessa época já teria colhido toda a soja, mas estamos com atraso de cerca de 20%. A colheita começava no final de janeiro, mas por causa das chuvas, começou por volta de 20 de fevereiro, atépleo atraso no plantio da soja no ano passado. Com essa chuva, atrasou aidna mais", explica.
A expectativa para o produtor agora é que o clima colabore com o milho safrinha com chuvas se estendendo por abril até o começo de março, para privilegiar quem atrasou mais para plantar.
"A média de produtividade normal para o milho safrinha é de 110 sacas por hectare, mas com esse atraso, pode chegar a 100 a 105 sacas por hectare", afirma.
0 comentário
Mercado financeiro e fim do ano fiscal deixam soja volátil, mas perto da estabilidade em Chicago
Importações de soja pela UE avançam 12% até 5 de janeiro na safra 2024/25
Soja dá sequência às baixas em Chicago nesta tarde de 3ª feira
Última chuva em Itambaracá/PR foi antes do Natal e soja começa a sentir efeitos negativos
Lavouras de soja se desenvolvem bem no Mato Grosso, mas colheita vai demandar atenção
Chuvas bem distribuídas em Darcinópolis/TO ajudam desenvolvimento da soja