Com produtividade em 50 sacas, colheita da soja em TO está paralisada desde sábado devido às chuvas
Podcast
Entrevista com Dari Fronza - Vice-Presidente da Aprosoja TO sobre o Acompanhamento de Safra da Soja
DownloadA colheita da soja em Tocantins já avançou para 80/85% do total cultivado e a expectativa é que os trabalhos se encerrem apenas na virada do mês de abril para maio. Isso porque as chuvas dos últimos dias estão impossibilitando que os produtores entrem no campo para colher, interrompendo as ações desde o último sábado (23).
Apesar dessa dificuldade, os níveis de produtividade estão na casa das 50 sacas por hectare, dentro das médias históricas para o estado, segundo informa Darí Fronza, vice-presidente da Aprosoja Tocantins.
Já o milho safrinha, que neste ano teve um incremento de 100 mil hectares, passando de 130 mil para 230 mil, têm boas perspectivas de produtividade. As chuvas intensas começam a causar transtornos, com muita água acumulada no solo e plantações amarelando, mas os produtores esperam que a situação climática se normalize e a lavoura se desenvolve bem até a colheita entre junho e julho.
Outra preocupação para o produtor é com relação aos mercados de venda dos grãos. A soja tem preço na casa dos R$ 65,00 que, segundo Fronza, deixam as margens muito apertadas para os agricultores. Já o milho, possui valores melhores, próximos à R$ 25,50, mas tendem a cair conforme estados como Mato Grosso e Goiás começarem a colher suas produções.
Darí Fronza também destaca as dificuldades enfrentadas com relação as estradas tocantinenses, que estão mal conservadas e dificultam o trafego de caminhões para a compra dos insumos e escoamento da produção, encarecendo ainda mais o custo de produção estadual.
Confira a entrevista completa no vídeo.
1 comentário

USDA informa, depois de muito tempo, nova venda de soja nesta 4ª feira

Vendas de soja da Ucrânia para UE podem aumentar em meio à guerra tarifária, dizem produtores

China anuncia retaliação aos EUA com tarifa de 84% e soja volta a perder direção em Chicago

Onda de soja dos EUA deve chegar à China apesar das tarifas

Prêmios da soja seguem altos no Brasil, refletindo escalada da guerra comercial EUA x China

Analisando Sua Comercialização: Preços têm variado forte entre as principais regiões produtoras e estratégias também
Ricardo Boeira Alvorada - TO
Soja aqui na nossa propriedade ainda não passou de 20 sc por hectare. E já colhemos lavouras de 6 sc por hectare...