Colheita da soja em Maracaju/MS se encaminha para o fim e produtores registram quebra de 10% na safra de Safra da Soja
Podcast
Entrevista com Christiano Souza Binz - Presidente do Sindicato Rural de Maracaju/MS sobre o Acompanhamento de Safra da Soja
DownloadDos 291 mil hectares plantados com soja no município de Maracaju em Mato Grosso do Sul, cerca de 90% já foram colhidos. Até o momento, os produtores estão registrando produtividades de aproximadamente 57 sacas por hectare, 10% a menos do que o registrado na safra passada, que fechou em 64 sacas.
“Tivemos problemas de veranico e falta de chuvas em novembro e dezembro, com propriedades até 30 ou 40 dias sem chuvas. Isso prejudicou muito a soja mais precoce onde foi detectado o maior stress hídrico e as demais áreas foram apresentando resultados melhores”, diz Christiano Sousa Binz, presidente do Sindicato Rural de Maracaju/MS.
Os agricultores do municípios adotam táticas diferentes para a negociação da safra. Segundo o presidente do sindicato existem três cenários de vendas nos momento: os que já negociaram antecipadamente para garantir os custos, os que procuram vendas atualmente e os que seguram uma parte da produção para negociações mais para frente, esperando preços maiores.
Paralelo à colheita, o trabalho de plantio do milho safrinha em Maracaju já avança para 85% dos 260 mil hectares esperados. Devido ao adiantamento do ciclo da soja, a semeadura do cereal deve acontecer toda dentro da melhor janela de cultivo, o que aumenta a expectativa de boas produtividades.
Confira a entrevista completa no vídeo.
0 comentário

Soja dá sequência às altas em Chicago nesta 5ª feira, entre guerra comercial e novo USDA

Brasil tem vendido de 1 a 2 milhões de t de soja por dia com produtor brasileiro aproveitano oportunidades da guerra comercial

Soja: Prêmios cedem no Brasil diante de bom volume de negócios nos últimos dias

USDA informa, depois de muito tempo, nova venda de soja nesta 4ª feira

Vendas de soja da Ucrânia para UE podem aumentar em meio à guerra tarifária, dizem produtores

China anuncia retaliação aos EUA com tarifa de 84% e soja volta a perder direção em Chicago