Falta de chuvas quebra 40% da safra de soja em Itambaracá/PR e já prejudica o milho safrinha
A colheita da soja na cidade de Itambaracá no Paraná já avançou para cerca de 70/75% do total plantado e, até o momento, os produtores registram queda na casa de 40% na produtividade que está girando em torno das 30/35 sacas por hectare. A causa dessa diminuição é creditada as dificuldades climáticas na região.
“Tivemos uma seca em outubro e outra em dezembro. Teve uma parte do município que tomou uma chuva a mais e consegue produzir um pouquinho a mais, mas pelo o que estamos vendo aqui em Itambaracá vai cair bastante. Esse ano foi complicado com temperaturas altas e praticamente sem chuva e isso abortou muito a vagem”, conta Mário Teixeira Marinho Neto, produtor rural de Itambaracá/PR.
Essa falta de chuvas começa a causar apreensão também para o milho safrinha que já está, em boa parte, instalada no município. “Tivemos uma chuva há quinze a trás e fizemos uma parte do plantio, mas depois deixamos a plantadeira no barracão porque não tinha umidade para plantar. Estamos esperando até agora e esperamos que essa chuva que está prevista para terça-feira venha para podermos continuar o plantio dentro da janela”, pontua Marinho.
Confira a íntegra da entrevista no vídeo.
0 comentário

Brasil tem vendido de 1 a 2 milhões de t de soja por dia com produtor brasileiro aproveitano oportunidades da guerra comercial

Soja: Prêmios cedem no Brasil diante de bom volume de negócios nos últimos dias

USDA informa, depois de muito tempo, nova venda de soja nesta 4ª feira

Vendas de soja da Ucrânia para UE podem aumentar em meio à guerra tarifária, dizem produtores

China anuncia retaliação aos EUA com tarifa de 84% e soja volta a perder direção em Chicago

Onda de soja dos EUA deve chegar à China apesar das tarifas