Falta de chuvas quebra 40% da safra de soja em Itambaracá/PR e já prejudica o milho safrinha
A colheita da soja na cidade de Itambaracá no Paraná já avançou para cerca de 70/75% do total plantado e, até o momento, os produtores registram queda na casa de 40% na produtividade que está girando em torno das 30/35 sacas por hectare. A causa dessa diminuição é creditada as dificuldades climáticas na região.
“Tivemos uma seca em outubro e outra em dezembro. Teve uma parte do município que tomou uma chuva a mais e consegue produzir um pouquinho a mais, mas pelo o que estamos vendo aqui em Itambaracá vai cair bastante. Esse ano foi complicado com temperaturas altas e praticamente sem chuva e isso abortou muito a vagem”, conta Mário Teixeira Marinho Neto, produtor rural de Itambaracá/PR.
Essa falta de chuvas começa a causar apreensão também para o milho safrinha que já está, em boa parte, instalada no município. “Tivemos uma chuva há quinze a trás e fizemos uma parte do plantio, mas depois deixamos a plantadeira no barracão porque não tinha umidade para plantar. Estamos esperando até agora e esperamos que essa chuva que está prevista para terça-feira venha para podermos continuar o plantio dentro da janela”, pontua Marinho.
Confira a íntegra da entrevista no vídeo.
0 comentário
Após semana de intensa volatilidade e mínimas em anos, soja fecha 6ª com mais de 1% de alta em Chicago
Itaú BBA vê exportações recordes de soja do Brasil em 2025 e fretes em alta
Farelo de soja sobe quase 3% em Chicago e dá força à recuperação dos preços do grão nesta 6ª
Hedgepoint atualiza complexo de soja e óleo de palma
Após atraso no plantio, chuvas chegaram para contribuir com o desenvolvimento da soja em Boa Esperança do Sul (SP)
Soja sobe na Bolsa de Chicago nesta 6ª e continua movimento de ajuste após últimas baixas