Em SP, solos seguem com baixa reserva hídrica e produtores seguem atentos ao clima para o início do plantio da soja
Podcast
Entrevista com Gustavo Chavaglia - Presidente Aprosoja SP sobe os Preparativos para o plantio da soja em SP
DownloadA partir do próximo sábado (12), os produtores rurais de São Paulo já podem iniciar a semeadura da soja, da temporada 2018/19. Contudo, diante da baixa reserva hídrica nos solos, decorrentes do período seco, os produtores permanecem atentos ao clima e a expectativa é que os trabalhos nos campos só se iniciem em meados de outubro.
"O start será determinando pelo clima. Os agricultores esperam as chuvas, próximas de 80 mm, para iniciarem a semeadura com segurança e mitigar os riscos. E, no estado, a nossa melhor janela é entre os dias 15 de outubro e 15 de novembro, dentro do período chuvoso", explica o presidente da Aprosoja São Paulo, Gustavo Chavaglia.
Para essa nova temporada, a perspectiva é de aumento na área cultivada com a soja no estado, especialmente sobre áreas de pastagens degradadas e canaviais. "Essa é a nossa expectativa, mas o que vai determinar o investimento na soja ou em outra cultura é rentabilidade", destaca a liderança.
Por outro lado, os produtores ainda terão muitos desafios a serem enfrentados nesta temporada, com a questão cambial e da nova tabela de fretes da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) influenciando os custos de produção. Em contrapartida, cerca de 50% da safra já comercializada antecipadamente, com valores entre R$ 72,00 a R$ 75,00 a saca da soja.
0 comentário
Clima em Santa Catarina está favorável e plantio da soja avança com perspectivas para uma boa safra 24/25
Soja em Chicago tem leves altas puxadas pelo recuo do dólar index e anúncio de novas vendas americanas
Falta de chuva prejudica o desenvolvimento do plantio da soja em Laguna Carapã/MS
Complexo soja segue muito volátil: Despencada do óleo, altas no farelo e falta de direção para o grão
Transporte de soja e milho em hidrovias do Tapajós e Madeira é retomado, diz Amport
Soja testa novas altas na Bolsa de Chicago nesta 4ª feira, mas avanço ainda é limitado