Soja: Com 40% da safra já negociada, produtores projetam boa produtividade nesta temporada em Roraima
O clima tem contribuído para o desenvolvimento das lavouras de soja em Roraima nesta temporada. Devido à localização do estado, acima da linha do Equador, os produtores cultivam a oleaginosa na entressafra brasileira. E as primeiras áreas já devem ser colhidas a partir de meados de agosto, com expectativa de rendimentos próximos de 50 sacas do grão por hectare.
Na visão do presidente da Comissão Organizadora da Colheita da Soja no Cerrado de Roraima em 2018, Ermilo Paludo, as chuvas excessivas não têm atrapalhado o potencial produtivo das lavouras. "As plantas estão bem melhores do que as do ano passado e ainda temos previsão de boas chuvas o que deve favorecer o enchimento de grãos", completa.
Ao todo, os produtores rurais semearam aproximadamente 40 mil hectares, com cultivares convencionais nesta safra. O número representa um incremento bastante significativo em relação ao ano anterior, quando 32 mil hectares foram plantados com a soja.
"E, em torno de 40% da soja já foi negociada antecipadamente, com valores de até R$ 75,00 a saca. Atualmente, o preço está próximo de R$ 73,00 a saca, o que deixa uma boa margem aos produtores. E também conseguimos investir na pecuária na safrinha. A integração lavoura-pecuária tem trazido bons resultados", explica Paludo.
A abertura oficial da colheita da soja ocorre entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro em 2018. O evento será transmitido pelo Notícias Agrícolas.
Confira fotos das lavouras de soja no estado:
0 comentário
Clima em Santa Catarina está favorável e plantio da soja avança com perspectivas para uma boa safra 24/25
Soja em Chicago tem leves altas puxadas pelo recuo do dólar index e anúncio de novas vendas americanas
Falta de chuva prejudica o desenvolvimento do plantio da soja em Laguna Carapã/MS
Complexo soja segue muito volátil: Despencada do óleo, altas no farelo e falta de direção para o grão
Transporte de soja e milho em hidrovias do Tapajós e Madeira é retomado, diz Amport
Soja testa novas altas na Bolsa de Chicago nesta 4ª feira, mas avanço ainda é limitado