Atuais patamares de preços da soja inviabilizam produtores americanos e argentinos podendo comprometer a oferta futura do grão
Podcast
Entrevista com Vlamir Brandalizze - Analista de Mercado da Brandalizze Consulting sobre o Fechamento de Mercado da Soja
Download
Ontem (12), o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou seu novo relatório, com números importantes, mas o mercado da soja encerrou praticamente estável na Bolsa de Chicago (CBOT). Porém, a sessão de hoje voltou a sinalizar pressão para as cotações.
Vlamir Brandalizze, analista de mercado da Brandalizze Consulting, salienta que o mercado estava começando a se preparar para "olhar pro lado de cima desde a semana passada", mas que as novas retaliações de Donald Trump e o relatório do USDA trouxeram novas indicações para esse cenário.
Havia indicativos de tempo seco e quente até o fim do mês para as lavouras norte-americanas. Contudo, algumas regiões receberam chuvas e as temperaturas devem ser mais amenas neste final de semana. Assim, o mercado também se protege de uma situação climática mais favorável.
O relatório do USDA em si, na visão de Brandalizze, não foi negativo. A queda na demanda não deve ocorrer porque a China não vai deixar de consumir soja. O fechamento de hoje dá espaço para novas quedas na próxima semana, mas o mercado estaria perto de um limite.
No Brasil, os produtores não sentem o efeito dos preços baixos em Chicago em função dos prêmios que vem sendo compensadores nos portos.
1 comentário
Clima em Santa Catarina está favorável e plantio da soja avança com perspectivas para uma boa safra 24/25
Soja em Chicago tem leves altas puxadas pelo recuo do dólar index e anúncio de novas vendas americanas
Falta de chuva prejudica o desenvolvimento do plantio da soja em Laguna Carapã/MS
Complexo soja segue muito volátil: Despencada do óleo, altas no farelo e falta de direção para o grão
Transporte de soja e milho em hidrovias do Tapajós e Madeira é retomado, diz Amport
Soja testa novas altas na Bolsa de Chicago nesta 4ª feira, mas avanço ainda é limitado
Dalzir Vitoria Uberlândia - MG
Muito mimimi...Trololó... e pouca eficacia nas informações... Ora se o dolar cair no Brasil, os brasileiros irão ao prejuízo.. Com tabela de fretes em vigor, algumas regiões sul irão ao prejuízo... sobre os americanos, eles tem um presidente que os defende... Aqui temos uma bancada ruralista que aprova uma tabela de fretes sabendo que isto leva prejuízo à classe... e tem produtor que vota nesta gente... a situação (sem fato novo) vai ser das piores possíveis ao produtor de soja..
Concordo Dalzir , estamos no mercado à deriva, sem rumo e sem direção !!!