Preços da soja no mercado interno estão próximos dos patamares máximos do ano, mas produtor evita novas vendas
Podcast
Fechamento de mercado da soja com Flávio França Jr. - Chefe do Setor de Grãos da Datagro Consultoria
DownloadNesta quinta-feira (26), o mercado da soja teve um encerramento estável na Bolsa de Chicago (CBOT). Como destaca Flávio França Júnior, chefe do setor de grãos da Datagro Consultoria, essa estabilidade é uma boa notícia, já que houve uma grande pressão por parte da realização dos lucros do trigo, que vem sofrendo perdas na safra de inverno.
O período atual também tem compras chinesas sendo tradicionalmente voltadas para o mercado sul-americano. Após o anúncio da taxação dos Estados Unidos, houve uma corrida por parte dos asiáticos por compras da safra 2018/19 norte-americana, antecipando-se a uma possível guerra comercial.
Como a guerra ainda está "no campo da promessa", sem a assinatura de nenhuma punição efetiva, o mercado se acalmou e a China voltou para o seu ritmo de compras normal. Contudo, percebe-se no mercado que as contas são ajustadas e que, mesmo que haja taxação, a China terá de comprar soja nos Estados Unidos em algum momento.
No Brasil, tanto a CBOT, quanto a cotação dos prêmios e o câmbio, este último impulsionado por fatores políticos, seguem com tendência positiva para 2018, trazendo o melhor preço da história no mercado interno. Contudo, não houve um grande interesse de venda por parte dos produtores nesta semana, sendo preciso um "valor a mais" para uma nova entrada.
França Jr. irá ministrar alguns cursos sobre o mercado de grãos, abordando também questões relativas à comercialização. Em maio, as cidades de Sorriso (MT), Londrina (PR) e Cascavel (PR) recebem o curso. Depois, ele parte para Rondonópolis (MT) e Passo Fundo (RS).
Para mais informações, acesse: www.francajunior.com.br
0 comentário
Safra de soja do Brasil em 2024/25 estimada em 172,2 mi t, diz Agroconsult
Dólar batendo nos R$ 6,00 traz boas oportunidades de comercialização para soja no Brasil
Plantio da soja passa da metade no Maranhão com boa projeção de produtividade
Clima em Santa Catarina está favorável e plantio da soja avança com perspectivas para uma boa safra 24/25
Soja em Chicago tem leves altas puxadas pelo recuo do dólar index e anúncio de novas vendas americanas
Falta de chuva prejudica o desenvolvimento do plantio da soja em Laguna Carapã/MS