Mercado segue focado no clima americano com a dificuldade de avanço no plantio de milho e trigo. Pode sobrar mais área para soja
Nesta quinta-feira (19), o mercado da soja encerra a sessão na Bolsa de Chicago (CBOT) com perdas de 4 pontos nos principais vencimentos. Nos últimos dias, o mercado vem oscilando entre os lados positivos e negativos, à espera de mais informações.
Para Fernando Pimentel, da Agrosecurity Consultoria, o mercado já está migrando sua atenção para a safra dos Estados Unidos, onde o cronograma do plantio de primavera já teve início. A situação climática no país é de um frio persistente, que acaba afetando nesse cronograma.
Com o trigo de primavera com preços mais interessantes, há uma tendência de uma parcela da área de milho ir para esse trigo, enquanto uma área que seria da soja pode ser destinada ao milho. Contudo, o período ótimo de plantio de milho é agora - até o final do mês, 20% da área teria de ser plantada. Desta forma, o planejamento pode ser comprometido.
Se a briga comercial entre a China e os Estados Unidos for efetivada, esse fator também deverá começar a influenciar no mercado. Para Pimentel, "as cartas estão na mesa" e é necessário observar os próximos passos dessa disputa, que pode gerar efeitos positivos para a soja brasileira, com prêmios elevados no mercado físico - porém, o lobby agrícola nos Estados Unidos é bastante forte, como lembra o analista.
Na avaliação de Pimentel, os preços na CBOT já deveriam estar cedendo mais do que estão. Entretanto, a antecipação de compras advindas dos norte-americanos ajudam a segurar esses patamares.
O analista também respondeu perguntas enviadas pelos internautas.
0 comentário
Safra de soja do Brasil em 2024/25 estimada em 172,2 mi t, diz Agroconsult
Dólar batendo nos R$ 6,00 traz boas oportunidades de comercialização para soja no Brasil
Plantio da soja passa da metade no Maranhão com boa projeção de produtividade
Clima em Santa Catarina está favorável e plantio da soja avança com perspectivas para uma boa safra 24/25
Soja em Chicago tem leves altas puxadas pelo recuo do dólar index e anúncio de novas vendas americanas
Falta de chuva prejudica o desenvolvimento do plantio da soja em Laguna Carapã/MS