Com queda do dólar e dúvidas sobre o clima na Argentina, preços da soja seguem em alta em Chicago
Podcast
Com queda do dólar e dúvidas sobre o clima na Argentina, preços da soja seguem em alta em Chicago
DownloadNas últimas três sessões, a soja experimentou uma alta de mais de 30 pontos na Bolsa de Chicago (CBOT), com os primeiros vencimentos trabalhando acima dos US$10,10/bushel.
Camilo Motter, da Granoeste Corretora de Cereais, destaca que a depreciação do dólar frente a outras moedas - especialmente no Brasil, onde a queda foi de 2,3% no dia de hoje - e o clima irregular na safra da Argentina são alguns dos principais fatores que motivam essa movimentação.
Ele lembra que os relatos internacionais sobre a Argentina são relativamente bons, mas que as províncias de Buenos Aires, Córdoba e Santa Fe, maiores produtoras, estariam necessitando de chuvas. As últimas chuvas que vieram sempre foram menores do que a previsão, cenário que tende a se repetir, segundo meterologistas.
Motter aponta que 70% da área da Argentina está com algum grau de déficit hídrico e que o momento atual é crítico para definição de rendimento, de forma que este fator deve ser acompanhado atentamente.
A movimentação dos fundos também é um ponto que deve ter bastante influência no mercado, embora os fundos estejam comedidos nas aplicações - fator que é desestimulante para altas mais consistentes.
O analista acredita que hoje, no início da tarde, o produtor brasileiro teve boas chances de negócios. Agora, com a queda do câmbio, "nem tanto". "Cabe ir avaliando", avalia Motter.
0 comentário
Safra de soja do Brasil em 2024/25 estimada em 172,2 mi t, diz Agroconsult
Dólar batendo nos R$ 6,00 traz boas oportunidades de comercialização para soja no Brasil
Plantio da soja passa da metade no Maranhão com boa projeção de produtividade
Clima em Santa Catarina está favorável e plantio da soja avança com perspectivas para uma boa safra 24/25
Soja em Chicago tem leves altas puxadas pelo recuo do dólar index e anúncio de novas vendas americanas
Falta de chuva prejudica o desenvolvimento do plantio da soja em Laguna Carapã/MS