Com pouca influência do clima, mercado da soja em Chicago se movimentou com relatórios de embarque e esmagamento nos EUA
Camilo Motter, da Granoeste Corretora de Cereais, destaca que o dia do mercado da soja na Bolsa de Chicago (CBOT) foi de uma oscilação intensa, mas não muito alongada, fechando em campo negativo. Há muita volatilidade, em um mercado que é essencialmente climático.
As instabilidades climáticas são muito importantes para dar sustentação e, por isso, este é o principal fator a se ter atenção neste momento. Enquanto algumas regiões produtoras estão sofrendo com o estresse hídrico, na porção Oeste e Norte dos Estados Unidos, outras receberam chuvas na semana passada que aliviaram o problema.
Portanto, a volatilidade deve continuar pela frente. Motter destaca que esse é um ano que não possui um padrão climático previsto de forma mais segura. Os fundos voltaram a comprar. Eles apresentam uma devolução em torno de 5% a 5,5%, mas estão dispostos a entrar novamente comprados frente a novos problemas.
A sensibilidade dos preços frente ao clima pode ser menor a partir de agora. Com isso, apenas problemas mais sérios nas áreas produtivas poderão impactar diretamente.
O novo boletim de Acompanhamento de Safras também será importante para apontar um direcionamento, dado o estado das lavouras a ser divulgado neste momento.
Ele alerta o produtor brasileiro para estes momentos de volatilidade. Entretanto, "como em previsão climática nada é certo, a gente vai ter que ir monitorando", diz Motter.
O analista salienta ainda que o mercado está mais atrelado à questão climática do que a qualquer outro fator neste momento.
0 comentário
Safra de soja do Brasil em 2024/25 estimada em 172,2 mi t, diz Agroconsult
Dólar batendo nos R$ 6,00 traz boas oportunidades de comercialização para soja no Brasil
Plantio da soja passa da metade no Maranhão com boa projeção de produtividade
Clima em Santa Catarina está favorável e plantio da soja avança com perspectivas para uma boa safra 24/25
Soja em Chicago tem leves altas puxadas pelo recuo do dólar index e anúncio de novas vendas americanas
Falta de chuva prejudica o desenvolvimento do plantio da soja em Laguna Carapã/MS