No MA, colheita da soja chega a 60% e produtividade se aproxima de 50 sacas por hectare
No estado do Maranhão, a colheita de soja se encontra em torno de 60%. De acordo com José Carlos Oliveira de Paula, presidente da Aprosoja-MA, o clima tem ajudado e algumas áreas apresentam produtividade até mesmo acima do esperado.
Até o momento, a produtividade média está em torno de 50 sacas por hectare, mas ainda faltam 40% a ser colhido. Mesmo assim, em comparação com o ano passado - quando se obteve produtividade média de 22 sacas por hectare - a situação tem em torno de 100% de melhora até mesmo antes do encerramento da colheita.
Não houve problemas com pragas, mas os preços da soja estão bastante preocupantes. A média de preços é de cerca de R$65 na região de Balsas (MA). O valor não cobre o custo de produção e dificilmente os produtores terão renda neste ano, como detalha o presidente.
Os agricultores não conseguiram também renegociar suas dívidas, com bancos irredutíveis e poucos fizeram comercialização antecipada para não correrem o mesmo risco da safra 2015/16.
Para o milho, por sua vez, grande parte dos produtores travaram com os preços em torno de R$26. Esse valor ainda é bom para o produtor rural, mas no caso deste plantio, há preocupação com a cigarrinha - embora a prevenção por parte do agricultor seja alta.
0 comentário
Clima em Santa Catarina está favorável e plantio da soja avança com perspectivas para uma boa safra 24/25
Soja em Chicago tem leves altas puxadas pelo recuo do dólar index e anúncio de novas vendas americanas
Falta de chuva prejudica o desenvolvimento do plantio da soja em Laguna Carapã/MS
Complexo soja segue muito volátil: Despencada do óleo, altas no farelo e falta de direção para o grão
Transporte de soja e milho em hidrovias do Tapajós e Madeira é retomado, diz Amport
Soja testa novas altas na Bolsa de Chicago nesta 4ª feira, mas avanço ainda é limitado