Soja: Mercado segue travado no Brasil e pode encontrar novas oportunidades com volatilidade da nova safra dos EUA
Por outro lado, sabe-se que a demanda também está forte no mercado internacional. Por isso, o mercado estaciona nos US$10 como um ponto de equilíbrio. O relatório trimestral de estoques americanos, que será divulgado no próximo dia 31, trará uma maior dimensão da demanda pela soja dos Estados Unidos, o que poderá deixar espaço para alguma surpresa.
No mesmo dia, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) também irá trazer suas primeiras projeções de plantio. Em breve, todas as notícias baixistas já estarão absorvidas e, daqui para a frente, as especulações estarão marcadas no mercado americano. O mercado de clima também poderá trazer pontos altistas para o mercado, já que o país do Norte vem mostrando incertezas climáticas já na safra de trigo.
Cachia diz partir do princípio de que as commodities trabalham em conjunto. Com isso, ele diz que os fundos não costumam apostar em um produto só e que vai ser interessante ver qual produto irá puxar as commodities. A princípio, o mercado de soja seria baixista, mas o mercado de milho poderia ser altista com uma redução de área nos Estados Unidos.
O milho, com o mercado há algum tempo "perturbado", é bastante dinâmico. Mesmo com o problema de ameaça de retaliações comerciais por parte do México e da China, isso ainda não foi concretizado.
Mercado Interno
No mercado interno, as negociações estão paradas. A oferta de milho se recupera e a produção de soja é recorde. Com um dólar mais fraco, todos esses fatores somaram-se e fizeram com que os preços fossem inferiores do que os produtores imaginavam. Frente à entrada de uma nova safra americana, existe uma expectativa de oportunidade melhor para frente dentro de um cenário mundial, especialmente para o mercado de milho - no segundo semestre, o milho brasileiro deve ser bastante procurado.
Em relação à operação Carne Fraca, da Polícia Federal, Cachia diz que seu impacto psicológico é imediato, mas que é difícil mensurar o que isso poderia representar de fato para o Brasil. Dificilmente, segundo ele, haverá uma retração das demandas, olhando mais pro lado da volta da credibilidade ao país.
0 comentário
Clima em Santa Catarina está favorável e plantio da soja avança com perspectivas para uma boa safra 24/25
Soja em Chicago tem leves altas puxadas pelo recuo do dólar index e anúncio de novas vendas americanas
Falta de chuva prejudica o desenvolvimento do plantio da soja em Laguna Carapã/MS
Complexo soja segue muito volátil: Despencada do óleo, altas no farelo e falta de direção para o grão
Transporte de soja e milho em hidrovias do Tapajós e Madeira é retomado, diz Amport
Soja testa novas altas na Bolsa de Chicago nesta 4ª feira, mas avanço ainda é limitado