Com estiagem em janeiro, produção de soja já registra perda de 30% em Guaíra (PR)
O presidente do Sindicato Rural de Guaíra (PR), Silvanir Rosset, destacou, em entrevista ao Notícias Agrícolas, que há uma perda de 30% na soja do município em decorrência da estiagem. Além disso, o rendimento deverá ficar abaixo da média.
A região, que começou a plantar no início do vazio, em 15 de setembro, já tem áreas que começam a colher. O efeito da estiagem apareceu na produção desde o início, mas o pior momento foi no mês de janeiro, quando algumas áreas passaram até 25 dias de sol, com perdas elevadas e quebra acentuada.
Em média, o rendimento se mostra entre 125 a 130 sacas por alqueire. Alguns produtores alcançam maiores médias, mas a parte final da colheita, que englobará as lavouras que mais sofreram, deverá provocar uma baixa ainda maior neste número.
60% da lavouras ainda não foram colhidas. A expectativa entre os produtores é de saber se o rendimento será suficiente para conseguir pagar as contas. Alguns já recorrem aos seguros, mas outros aguardam colher para ver o que vai acontecer. De acordo com Rosset, "hoje, toda chuva vai ajudar", mas em termos de término de ciclo de plantas, vai ajudar muito pouco, pois o estrago da estiagem já foi feito.
No momento, o preço para a soja gira em torno de R$64,50. Como ainda paira a incerteza sobre a produção, ainda não é possível saber se esse preço irá remunerar os produtores. Apenas 25% travaram o custo de produção anteriormente. Para o milho, há produtores com medo de plantar a safrinha em um ano de baixa umidade, mas algumas áreas já estão implantadas. O preço do cereal gira em torno de R$26,50, o que também não é remunerador para os produtores.
0 comentário
Clima em Santa Catarina está favorável e plantio da soja avança com perspectivas para uma boa safra 24/25
Soja em Chicago tem leves altas puxadas pelo recuo do dólar index e anúncio de novas vendas americanas
Falta de chuva prejudica o desenvolvimento do plantio da soja em Laguna Carapã/MS
Complexo soja segue muito volátil: Despencada do óleo, altas no farelo e falta de direção para o grão
Transporte de soja e milho em hidrovias do Tapajós e Madeira é retomado, diz Amport
Soja testa novas altas na Bolsa de Chicago nesta 4ª feira, mas avanço ainda é limitado