Projeto da Embrapa quer identificar potencial de incremento na produtividade da soja a partir do auxílio polinizador das abelhas
Com objetivo de levantar a relação entre os insetos polinizadores, especialmente a abelha, e os sistemas de produção de soja, a Embrapa irá realizar um estudo de cinco anos que contemplar cinco grandes frentes de pesquisa.
Conforme explica o pesquisador da Embrapa Soja (PR) e coordenador do projeto, Décio Gazzoni, a ideia e levantar a participação desses insetos em um possível ganho de produtividade na cultura. "Nunca demos muita importância para a presença de abelha em soja, mesmo porque sempre aprendemos que essa cultura é auto polinizadora", acrescenta.
Uma das hipóteses com a qual os pesquisadores trabalham é a de que a presença de insetos polinizadores poderia complementar a fecundação das flores da soja, aumentando sua produtividade.
Entre as linhas de pesquisas previstas estão: o mapeamento dos hábitos dos insetos polinizadores nas lavouras de soja em diferentes regiões do país e o impacto dos inseticidas sobre as colônias bem como estratégias para reduzir e minimizar os riscos.
Uma das maiores preocupações dos agricultores é abrir mão dos defensivos agrícolas caso seja confirmado o papel importante das abelhas no ganho de produtividade da oleaginosa. "Mas, a nossa preocupação é a mesma do produtor, não queremos complicar o sistema de produção", afirma o pesquisador.
Gazzoni lembra também que os inseticidas biológicos e fisiológicos não afetam inimigos naturais e polinizadores.
Outra etapa da pesquisa prevê estudar as abelhas. Por meio de equipamentos específicos, é possível avaliar se as abelhas estão sendo atraídas ou repelidas pelas plantas. Se a presença desses insetos estiver relacionada à produtividade da soja, por exemplo, serão desenvolvidos meios de atraí-los aos campos de soja.
2 comentários
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira
Bunge alcança monitoramento de 100% da cadeia indireta de soja em áreas prioritárias no Brasil
Soja volta a subir na Bolsa de Chicago nesta 5ª feira, se ajustando após queda da sessão anterior
Complexo Soja: Óleo despenca mais de 3% na Bolsa de Chicago nesta 4ª e pesa sobre preços do grão
Óleo intensifica perdas em Chicago, cai quase 3% e soja vai na esteira da baixa nesta 4ª feira
Giacomelli Júnior Descalvado - SP
Em meio à tantas notícias ruins referentes à apicultura, essa me parece ser bem-intencionada..., mas vamos ver se também ela não se perde na burocracia e interesses de quem prefere manter nas gavetas estudos já avançados (para não se falar em prós e contras), até que algum pais surja com a solução mundial para o problema...., acredito na seriedade da Embrapa e no seu potencial nos estudos referente à produção de alimentos..., boa sorte a todos (e eu, de minha parte, vou acompanhar esse estudo).
Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR
A cultura é mais soberana que a "cultura"... na década de 80 a EMBRAPA colocou o Brasil em destaque internacional com o trabalho do pesquisador Flávio Moscardi, que divulgou (e comprovou) os benefícios do uso do vírus Baculovírus anticarsia para controlar a lagarta do soja a um custo/beneficio monetário e biológico bem diferente dos métodos até então empregados... Hoje quantos usam essa tecnologia em suas lavouras? Vejam que os hábitos é que constroem a cultura... Na citricultura, pêssego e outra culturas é comum o uso de abelhas Apis com o objetivo de potencializar a polinização. Ocorre que, em cultura de grãos, a cultura é transformar o ambiente em abiótico. Vamos ver qual será o desenrolar dos fatos, vamos ver quem tem razão...