Chuvas estão irregulares em Uberlândia (MG), mas ainda não preocupam produtores de soja

Publicado em 05/01/2016 08:35
Após dois anos consecutivos de quebra na produção, produtores esperam uma recuperação nesta temporada. Em 2015, veranico de mais de 12 dias em janeiro comprometeu o rendimento das plantações e muitos agricultores deixaram a atividade. Cerca de 30% da produção estimada já foi comercializada antecipadamente. Colheita deve começar em fevereiro.

 

Na região de Uberlândia (MG) as chuvas ocorrem de forma irregular, mas ainda não afetaram a produção de soja. A preocupação dos produtores é quanto ao clima em janeiro - período de enchimento do grão -, já que na temporada passada o mês foi de grande estiagem e prejudicou a produção.

Segundo o presidente do sindicato rural, Thiago Soares Fonseca, a produção na região vem de dois anos consecutivos de perdas, e mesmo que a safra 2015/16 se consolide em bons volumes, os produtores ainda não conseguiram saldar os prejuízos.

"Para começar a equilibrar as coisas nós precisamos de um ano de boas produtividades”, afirma. Nesse cenário, as projeções são de um rendimento médio de 55 sacas por hectares caso o clima seja favorável na reta final do ciclo.

De acordo como o presidente a colheita da soja no município deve ter inicio a partir do dia 10 de fevereiro. As previsões climáticas do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) indicam que o trimestre - dezembro, janeiro e fevereiro - deve ter precipitação acima de 800 mm/trimestre. Somente para janeiro as chuvas devem ficar acima de 300 mm.

Comercialização

Diante de cotações mais elevadas para a soja neste ano comercial, devido à valorização cambial, os produtores do triangulo mineiro aproveitaram os picos de preço para realizar a comercialização antecipada. Segundo Fonseca cerca de 30% da safra já está comprometida e, agora os produtores seguem atentos ao clima para garantir uma boa produtividade

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário