INCERTEZA 2 - Dólar explode na 5a.-feira, recua na 6a.-feira e produtor brasileiro fica só com o risco...
Os fundamentos da economia indicam que o dólar deve continuar subindo. Os problemas econômicos, e principalmente políticos que vive o Brasil fizeram a moeda ultrapassar os R$ 4,20 nesta semana.
Em geral, os operadores relutam em estimar até que ponto o dólar deve subir, mas a percepção de que o câmbio deve continuar pressionado é unânime. Para tentar controlar a alta do dólar, o Banco Central tem feito leilões da moeda americana diariamente.
Além disso, o presidente da entidade, Alexandre Tombini, sinalizou na tarde desta quinta-feira (24), que o BC fará uso das reservas internacionais para conter a alta do dólar. Com isso, o dólar voltou a recuar, trazendo alivio aos mercados.
Segundo o jornalista João Batista Olivi, essa 'descida' do dólar não pode ser confirmada como uma tendência, "a crise só viajou para os Estados Unidos, mas no Brasil ainda fica a instabilidade e segurança", ressalta.
Ainda assim, a utilização das reservas do tesouro indica que o país não possui sustentação, com isso "pode ocorrer algo pior que o rebaixamento do grau de investimento, que é uma especulação contra o real", avalia Olivi.
Diante dessas incertezas, os produtores devem se proteger em suas comercializações, para evitar perdas com a volatilidade do câmbio.
0 comentário
Conversas sobre guerra em Gaza estão perto de acordo, diz Casa Branca
Ações europeias caem para menor nível em uma semana em meio a especulações sobre cortes de juros do Fed
Pesquisa do Fed de Nova York revela expectativas de inflação mistas em dezembro
Ibovespa tem avanço modesto com apoio de Petrobras e bancos
Procurador-geral da Venezuela pede notificação da Interpol contra oposicionista que vive no exterior
Guillen, do BC, diz que meta fiscal de 2024 deve ser cumprida, mas cenário demanda atenção