Palestra de André Nassar, Diretor-geral da Icone fala sobre Novo Código Florestal
Existem “razões econômicas e sociais fortes o suficiente para gerar a necessidade da reforma”, diz o engenheiro ao abrir a sua explanação. Ele esmiúça alguns desses motivos, como o problema referente ao Cadastro Ambiental Rural. De acordo com o engenheiro, é inaceitável que o país não tenha dados confiáveis sobre o uso e a ocupação do solo. Isso ocorre porque, com o Código Florestal atual, os produtores têm receio de fornecer informações, pois certamente seriam multados. Essa problemática impossibilita o funcionamento de um georreferenciamento eficiente.
Outra razão se baseia nos 40% de municípios brasileiros que têm um PIB essencialmente agrícola. A aplicação do antigo Código causaria um impacto tão grande, que se tornaria inimaginável.
Ainda, segundo estudos, seria preciso que a área agrícola brasileira crescesse de 1 a 1,2 milhões de hectares/ano para suprir as necessidades alimentares do país. Porém, neste ano, foram somente 700 mil hectares de crescimento. Toda essa mudança do uso do solo exigiria limites bem estabelecidos, pois a expansão não pode ser mal planejada como no passado. “Ninguém quer isso, nem os produtores”, diz.
“O país só tem um destino: crescer; não existe outra saída. Se não crescermos vamos ficar como os europeus e americanos”, diz o engenheiro, referindo-se aos atuais problemas financeiros.
0 comentário
Palestra: 'Microbiologia do solo'
Palestra de Lucíola Alves Magalhães: Sistema de Inteligência Territorial Estratégica - SITE/BR MATOPIBA GeoWeb
João Batista Olivi tem boas notícias para os produtores de soja do Tocantins e do Brasil sobre os preços e o clima
Política, economia e o rombo no caixa do governo do PT. Confira palestra de João Batista Olivi durante Agrotins-2016 em Palmas -TO
Qualidade da semente de soja aumenta a produção em até 30%, por Gilberto Medeiros, Ger. Marketing Aminoagro
Rally UPL Mais Terra - Estações Mais Terra Ciência