Chuvas acima de 100 milímetros em sete dias devem ficar concentradas entre Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, de acordo com projeção do Inmet

Publicado em 02/01/2025 11:34 e atualizado em 02/01/2025 14:12
Região Sul segue com baixos volumes e acumulado não deve superar 20 mm na maior parte do Rio Grande do Sul

Logotipo Notícias Agrícolas

Em grande parte dos estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro, o Modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) projeta para os próximos sete dias acumulados de chuvas acima de 100 milímetros. Condição semelhante está prevista também para a divisa entre o nordeste do Amazonas com o noroeste do Pará. Em alguns pontos desses estados os volumes também podem se aproximas dos 100 milímetros até a quinta-feira (09).

Para o Centro-Sul do Brasil, em Mato Grosso e São Paulo deve chover durante os próximos dias, porém os acumulados serão menores e não devem superar os 60 milímetros na maior parte dos municípios. Para áreas mais ao sul do estado sul-mato-grossense, os volumes devem ser ainda menores, com previsão de não ultrapassem os 20 milímetros nesse período.

Condição parecida está projetada para a Região Sul, com chuvas até 70 milímetros em pequenos pontos do Paraná e norte do Rio Grande do Sul, sendo que chuvas fracas devem ocorrer ao longo dos próximos sete dias nos demais municípios. Para o estado gaúcho, nas áreas mais ao sul, principalmente no sudoeste, pouquíssima chuva está projetada e os volumes totais de uma semana não devem superar os 10 milímetros.

GIF 02-01-2025 11-32-40

Com isso, áreas mais a sudoeste do Rio Grande do Sul já têm preocupações com o tempo seco. O mapa de precipitação acumulada nos últimos 15 dias do Inmet mostra volumes inferiores a 20 milímetros. No oeste de Santa Catarina, sudoeste do Paraná e sudoeste de Mato Grosso do sul essa condição de chuvas mais escassas também é observada.

As chuva mais volumosas ficaram concentradas na reta final de 2024 entre o Norte e o Sudeste do Brasil, passando por Mato Grosso e Goiás, com os maiores volumes registrados de forma mais abrangente sobre a metade sul de Minas Gerais. Essa condição ocorreu por conta de um episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Sem-Título-2

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Igor Batista
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário