HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Em Laguna Carapã (MS) perdas na safrinha de milho podem chegar a 60%, aponta especialista

Publicado em 21/06/2024 10:03
Antônio Rodrigues Neto - Técnico Agrícola da Casa da Lavoura de Dourados
Estiagem prolongada afetou praticamente todas as fases de desenvolvimento do milho, além de adiantar o ciclo das plantas
Podcast

Em Laguna Carapã (MS) perdas na safrinha de milho podem chegar a 60%, aponta especialista

Logotipo Notícias Agrícolas 

A seca em Laguna Carapã, no Mato Grosso do Sul, atingiu a segunda safra de milho em cheio, em praticamente todas as fases de desenvolvimento das plantas, segundo o técnico agrícola da Casa da Lavoura Dourados, Antônio Rodrigues Neto. Ele aponta que, no momento, a estimativa é de 60% de perda na produtividade do cereal. 

De acordo com Rodrigues, a seca adiantou o ciclo da soja, que por sua vez, adiantou o plantio do milho e também encurtou o ciclo do cereal em torno de 40 dias. Com isso, as espigas ficaram menores do que o normal e os grãos não ganharam peso. "A colheita do milho safrinha aqui no Município costuma começar em 15 de julho, mas já estamos com cerca de 15% a 20% de áreas colhidas, em média", explicou. 

O especialista detalha que a média de produtividade que costuma ser contabilizada em Laguna Carapã fica entre 98 a 100 sacas por hectare, mas que neste momento, a estimativa caiu para 40 a 45 sacas por hectare. Há a preocupação de produtores que travaram contratos antecipadamente e terão dificuldades de entregar os grãos, e também a questão dos custos de produção, estimados em torno de 55 a 60 sacas por hectare, bem acima da média de produtividade estimada para esta safrinha.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário