Atraso no plantio da safrinha de milho em Amambai (MS) pode deixar cultura exposta a temperaturas mais baixas em momento vulnerável, diz liderança
Podcast
Atraso no plantio da safrinha de milho em Amambai (MS) pode deixar cultura exposta a temperaturas mais baixas em momento vulnerável, diz liderança
A safrinha de milho em Amambai, no Mato Grosso do Sul já terminou de ser plantada, com atraso, segundo o presidente do Sindicato Rural do Município, Rodrigo Angelo Lorenzetti. Ele explica que o ideal seria que o plantio terminasse até o início de março (apesar de a janela ser até o dia 10), mas com o alongamento do desenvolvimento da soja e atraso na colheita, alguns produtores chegaram a terminar a semeadura do cereal no final de março/começo de abril.
"Com esse atraso, já preocupa a questão da média de produtividade do milho, que não deve ser dentro do normal, mas ainda é cedo para fazer alguma projeção em números", afirma. Ele explica também que, mais do que a preocupação com ataque de cigarrinha ou percevejos, o clima deve representar ameaça ao milho safrinha. Isso porque há previsão de que o frio chegue mais cedo na região, no final de maio/início de junho, em um momento em que as plantas estarão ainda em estágios de desenvolvimento mais vulneráveis à baixas temperaturas.
A respeito da soja, em novembro Lorenzetti explica que houve queda nas temperaturas, estendendo o desenvolvimento do cultivo, e no momento da colheita, em fevereiro, o excesso de chuvas prejudicou o andamento dos trabalhos. Poucos contratos foram firmados para a soja pelos produtores de Amambai em antecipação, também conta a liderança. A expectativa era de preços melhores, que não vieram, e agora o produtor vai vendendo a oleaginosa aos poucos, apenas para cumprir compromissos, aguardando melhores oportunidades.
0 comentário
Milho emenda sexta queda consecutiva e B3 atinge menores patamares em um mês nesta 5ªfeira
Getap 2024: premiação deve ter altas produtividades para o milho inverno 24
Cotações do milho recuam nesta quinta-feira na B3 e em Chicago
Preços futuros do milho começam a quinta-feira na estabilidade
Radar Investimentos: Plantio do milho na Argentina alcançou na última semana 38,6%
Milho inverte o sinal e termina o dia com pequenas altas na Bolsa de Chicago