Em Cristalina (GO), produtores seguem cautelosos e compras para a safra de verão estão atrasadas
Alécio Maróstica, presidente do Sindicato Rural de Cristalina (GO), conta que a safrinha de milho na região foi finalizada, com uma produtividade dentro do esperado.
A comercialização, que os produtores esperavam que fosse complicada, está sendo razoável. Os preços não são bons, mas não estão abaixo do preço mínimo.
Mesmo que lenta, a comercialização tem ocorrido em torno de R$20/saca, o que faz com que o produtor não precise ir atrás de recursos. Entretanto, este preço não é suficiente para que os produtores paguem suas contas.
Prestes a plantar a safra de verão, há uma estimativa de que deve haver uma redução do plantio do milho em detrimento da soja, frente aos preços desanimadores. Assim, há uma tendência de diminuição da produção.
Até o momento, cerca de 50% dos produtores não realizaram a compra de insumos para a próxima safra, já que ela exige um planejamento maior de custos frente à situação do mercado. Existe um atraso na execução dos pacotes que os produtores devem realizar a nível de estado, o que mostra que um momento melhor vem sendo aguardado.
Para a próxima safra também vem ocorrendo uma busca maior por assessoria, já que qualquer erro pode trazer prejuízos, como conta Maróstica. O Sindicato Rural recomenta cautela.
1 comentário
Demanda por milho segue forte nos EUA e cotações futuras começam a 6ªfeira subindo em Chicago
Radar Investimentos: Milho brasileiro encontra barreiras no mercado internacional
Milho emenda sexta queda consecutiva e B3 atinge menores patamares em um mês nesta 5ªfeira
Getap 2024: premiação deve ter altas produtividades para o milho inverno 24
Cotações do milho recuam nesta quinta-feira na B3 e em Chicago
Preços futuros do milho começam a quinta-feira na estabilidade
Jurandir Alexandre Lamb Cascavel - PR
É isso mesmo... temos de ter cautela nas decisões..., aqui em Cascavel, Parana, a Coopavel já está pressionando os produtores para fazer a safrinha de 2018, e isso, no meu ponto de vista, é muito terrorismo para com o produtor..., ele ainda nao sabe o que fará para pagar o custo da safrinha 2017, e muito menos plantar a safra 2018... e já vem a pressão pra cima de nós, com a safrinha 2018 ??!!, é DESESPERO da cooperativa em garantir milho para 2018..., mas se nao chover e atrasar de novo o plantio da safra de soja e, consequentemente, atrasar o plantio da safrinha, o produtor não cometerá o mesmo erro duas vezes..., se atrasar, ele não planta... (por que a cooperativa nao incentiva plantar milho no verão???)...
Jurandir, a pressão também existe para pagar os insumos do milho safrinha.Dentro de alguns dias vence o pagamento dos insumos usados na tragédia do milho safrinha. Cooperativa pressiona para receber, não importa se vai sobrar alguma coisa pro colono. E não vai sobrar, vai é faltar. Por aqui também já começou o terrorismo das vendas:" olha, vai faltar esta semente, melhor reservar agora!". Já disse aqui antes e repito: a cultura do milho safrinha gera mais receitas em vendas do que a da soja. Façam as contas. Milho tem que aplicar 3 vezes fungicida, umas 4 vezes para percevejo. Sem contar o custo da semente. E de lambuja as cooperativas, que são as maiores integradoras de aves e suínos, tem um fornecimento abundante de milho. Aqui na minha cidade, muitos produtores estão comentando o seguinte: decisão sobre plantar milho safrinha vai ficar para começo de janeiro. Se tiver preço, conseguirmos colher a soja bem cedo e tiver certeza de algum lucro através de contratos, então , talvez, plantemos. Semente tem bastante. Se não tem aquela famosa, tem outra boa também, mais barata. Deixem as cooperativas e revendas ficar com dor de barriga. Não vamos comprar nada adiantado, nas campanhas de enganação.
Caro Jurandir...olhando de forma atenta e sem fato novo a unica atividade que pode gerar boa rentabilidade ao produtor SEM FATO NOVO é a safrinha de milho..e porque..a)A area de milho na safra será menor que anterior..b)as chuvas chegarão segundo os entendidos em boa parte dos estados produtores nis últimos dias de outubro..atrasando o plantio da safra e deixando a safrinha exposta a falta de agua e frio que impactará na produtividade...então devemos ser mais profissionais e menos emotivos..emoção e inocencia não paga conta..