Leite: cai captação no Sudeste e preços devem seguir firmes, com tendência inversa no Sul
Podcast
Entrevista com Rafael Ribeiro de Lima - Zootecnista - Scot Consultoria sobre o Mercado do Leite
DownloadA tendência é que os preços do leite devem seguir firmes após o recuo na captação na região sudeste do país. Em contrapartida, a produção nos estados no sul do país teve um incremento devido aos investimentos dos produtores rurais e a qualidade das pastagens de inverno.
De acordo com o Zootecnista da Scot Consultoria, Rafael Ribeiro Lima, as condições das pastagens foram bastante favoráveis na região sudeste do país em meados de abril. “Agora a tendência é que a captação de leite deve cair nos estados de São Paulo e Minas Gerais e consequentemente ter reflexos na produção. Por outro lado, no sul do país a produção de leite teve incrementos após a qualidade das pastagens de inverno e os investimentos dos produtores”, comenta.
Considerando a média nacional, a captação de leite registrou uma queda de 1,6% no mês de abril e 0,2% de queda durante o mês de maio. “Quando analisamos essa queda no sudeste, observamos que o recuo teve uma variação de 0,5% até 1,6% no mês de maio. Porém, no sul do país tivemos um incremento de 0,4 a 1,8% na produção”, afirma.
Com relação às referências, a média nacional do pagamento referente ao mês de maio teve um incremento 1,5% no preço do leite pago ao produtor. “Apesar do aumento na produção de leite no sul do país, o preço pago ao produtor teve um aumento em todos os outros estados”, pontua.
No caso do consumo, o zootecnista destaca que a expectativa era que a demanda aumentasse a demanda ainda neste primeiro semestre. “Porém, o que observamos são incrementos no consumo estão mais comedidos e a tendência e que com esse período impulsione esta questão do consumo”, relata.
0 comentário
Leite/Cepea: Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre
Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros
Setor lácteo prevê 2025 positivo, mas com desafios