Dois cenários: Colheita da laranja em SP tem 50 dias de atraso, enquanto Minas Gerais já começou os trabalhos para 2022
Podcast
Entrevista com Antônio Carlos Simonetti - Presidente da ABCM sobre a Florada na Laranja
Apesar do retorno das chuvas em boa parte do país nas últimas semanas, o cenário para o produtor de laranja na região de Aguaí/SP ainda é muito preocupante. De acordo com Antônio Carlos Simonetti, as chuvas chegaram, mas com atraso e ainda de forma muito irregular. O produtor que estava esperando pelo das precipitações para tentar amenizar os prejuízos, ainda não finalizou a colheita, que já contabiliza 50 dias de atraso na área.
O porta-voz relata ainda que a fruta, além da qualidade comprometida, não apresenta o calibre ideal pedido pelo mercado. Além disso, uma florada generalizada abriu em boa parte do cinturão, mas que não vingou devido a permanência da irregularidade climática. As preocupações também continuam quando o assunto é compra de fertilizante, já que o produtor ainda não consegue comprar matéria-prima para fazer as aplicações necessárias.
Veja fotos da safra de laranja em São Paulo:
Já em Minas Gerais, Antônio relatou que o cenário é mais positivo. O produtor já finalizou a colheita da safra atual, voltou a chover e os trabalhos para o ano que já vem já começaram no campo. A preocupação para o produtor mineiro, no entanto, também é em relação à crise dos fertilizantes. O presidente relata ainda que se o clima continuar regular, a tendência é de boa produção no estado. Veja fotos da safra/22 pós-florada em Minas Gerais:
0 comentário
Citros/Cepea: Acordo entre Mercosul e UE deve favorecer citricultura nacional
Relatório da Faesp aponta queda na safra de laranja 2024/25
Governo do Paraná prorroga mais uma vez emergência fitossanitária de combate ao greening
Citros/Cepea: Melhora no calibre favorece comércio de laranja de mesa
Com investimento de R$ 90 milhões, setor citrícola paulista ganha Centro de Pesquisa Aplicada em Inovação e Sustentabilidade
Citros/Cepea: Preços seguem enfraquecidos