Estudo inédito da Conab mostra potencial de produção de hortaliças no Distrito Federal e região
Os técnicos da Conab avaliaram os motivos que levaram os produtores locais a optarem por estas hortaliças, além de levantar dados e informações sobre a origem dos investimentos, os mecanismos escolhidos e os principais entraves para a produção e comercialização. “A escolha desses produtos foi feita exatamente pela relevância desses cultivos na região”, explica o superintendente da Conab no Distrito Federal, Rafael Bueno. “Além disso, também levamos em consideração a importância econômica, indicada pelo peso desses itens na composição do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)”.
Além do impacto dos custos de produção no cultivo destes produtos, o estudo mostrou que, com relação aos obstáculos relativos à comercialização, 51% dos entrevistados indicaram a carência de assessoria para realizá-la, enquanto 30% apontaram a dificuldade para acessar locais de comercialização, tais como mercados, feiras, Ceasas, etc. Outra questão apontada foi quanto a problemas no transporte, citado por 14% dos participantes da pesquisa.
Para as próximas ações, a Conab pretende incluir nos levantamentos futuros as frutas mais importantes para a economia local do Distrito Federal e Entorno, além de aperfeiçoar a coleta dos dados. Outro objetivo é expandir o projeto para outras localidades e com isso relacionar estes resultados obtidos aos dados de comercialização do Prohort.
0 comentário
Horti Resenha Podcast #74 - Embrapa faz recomendações para erradicação do moko da bananeira
IPFA: É tempo de melão e melancia - muita qualidade e variedades
Chuvas excessivas na África e época de demanda sazonal por festividades de fim de ano elevam preços do cacau
Abrafrutas celebra 10 anos de história ao promover a fruticultura brasileira no mundo
Futuros do cacau sobem mais de 5%
Programa Cacau SP será tema de debate em seminário do Instituto de Economia Agrícola