Conab divulgará dados sobre comercialização de frutas e hortaliças no país
A partir deste mês, a Companhia Nacional de abastecimento (Conab) divulgará o Boletim Conab/ Prohort – Comercialização de Hortigranjeiros e Frutas nas Centrais de Abastecimento para a imprensa. O documento traz informações sobre volume, preço e origem das frutas e hortaliças comercializadas nas principais Centrais de Abastecimento (Ceasas) que atendem as regiões do Centro-Sul do país. Os dados correspondem a 70% das frutas e hortaliças comercializadas no país.
O boletim conta com cerca de 240 itens que normalmente são comercializados nas Ceasas, com análises detalhadas das frutas e hortaliças que alcançarem maior destaque de comercialização no mês. Nesse primeiro Boletim, serão analisados os seguintes produtos: banana, laranja, mamão, melancia, alface, tomate, batata, cebola e cenoura.
Esse tipo de levantamento dá aos consumidores a possibilidade de escolher o produto de melhor preço e qualidade ou substituí-lo por um similar no período de entressafra ou nas intempéries. Além disso, os dados podem servir de base para análises econômicas para técnicos e autoridades ligadas setor agrícola, contribuindo para a definição das políticas públicas do setor.
A primeira apresentação para a imprensa ocorrerá em 16 de abril, às 9h, em Brasília, e contará com representantes da Conab e da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen).
0 comentário
Compras de cacau de Gana caem devido aos atrasos nas eleições e no financiamento
Após quebra de 28%, Aurora estima safra de recuperação que deve passar de 70 milhões de quilos de uva
Cacau: Sequência de quebras nas safras africanas mantém preços elevados, acima dos US$ 10 mil/t em 2025
Mandioca/Perspectiva Cepea: Produção deve seguir crescente, mas esmagamento é incerto para 2025
Futuros do cacau em NY se recuperam
Clima seco ameaça safra de cacau da Costa do Marfim, dizem agricultores