Feijão: Vendas se estabilizam depois do susto da especulação
Com o início da colheita da terceira safra de feijão, o mercado na semana passada foi marcado por forte especulação sobre possíveis quedas nas cotações.
Preocupados com o recuo das cotações muitos produtores correram para as vendas, facilitando o processo de queda nos preços. Para o analista da Coperaguas, Paulo Henrique Ribeiro de Aguiar, somente o volume de entrada da safra irrigada não seria capaz derrubar os preços do carioca.
Nesta semana as vendas se estabilizaram com as cotações voltando ao patamar próximo de R$ 350,00 a saca.
A partir da segunda quinzena de junho a disponibilidade do carioca deve aumentar com o avanço da colheita nos principais estados produtores, mas Aguiar diz acreditar "que os produtores irão vender escalonadamente para manter os bons níveis de preço", explica.
Mas toda a crise do feijão não levantou discussões somente sobre preço, estoque e clima. As variedades de tipos produzidos e consumidos no Brasil também retomaram a pauta.
Entre os dias 13 a 15 de junho, em Foz do Iguaçu, acontece a edição de 2016 do Fórum Brasileiro do Feijão, que irá abordar além de mercado interno, as possibilidades de diversificação na produção nacional.
Segundo o analista, uma das variedades apresentadas pelas Embrapa Arroz e Feijão, é a tipo 'tigre' ou feijão 'pinto'.
Esse tipo de feijão é similar ao carioca, com a diferença que é colorido com “pintas”, em vez de rajado. É o mais popular de feijão no Estados Unidos e do noroeste do México.
"Tem um paladar muito próximo ao carioca e a diferença é que tem a possibilidade de ser exportado e importado", afirma Aguiar.
Confira mais informações sobre o evento, que contará com a cobertura completa do site Notícias Agrícolas:
0 comentário
Ibrafe: Produtores do Paraná estão ocupados tentando colher Feijões em meio às chuvas
Conab: Equipe técnica realiza pesquisa para atualizar o levantamento da Safra de Grãos 2024/2025
Boa produção e reabertura de exportações asiáticas tendem a favorecer oferta de arroz no mercado mundial
Ibrafe: Mercado do feijão está especulado
Novos leilões de contrato de opção de venda de arroz são marcados para próximo dia 20
China promoverá modernização das fazendas para sustentar produção de grãos