Laboratório Federal em MG está apto a diagnosticar Peste Suína Africana
Podcast
Entrevista com Marcelo Camargos - Auditor fiscal federal agropecuário e responsável pelo LFDA-MG sobre Laboratório realiza avaliação da peste suína africana no país
Com a detecção de um caso de Peste Suína Africana (PSA) na República Dominicana recentemente, o reforçoi nos protocolos de segurança para a suinocultura brasileira foram reforçados, e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) já tem um laboratório com capacidade para diagnosticar a doença.
O Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) de Minas Gerais faz parte de uma rede de instituições federais de laboratórios e, nesta semana, foi anunciado como instituição apta a realizar o diagnóstico. De acordo com o auditor fiscal agropecuário e representante do LFDA-MG, Marcelo Camargos, a unidade realiza dois tipos de exames para a detecção do vírus da PSA: teste sorológico ou molecular.
"O sorológico é feito em animais que contraíram a doença mas sobreviveram, situação em que o sangue é analisado em busca de anticorpos. Já o teste molecular se utiliza de partes de tecidos dos animais, como pulmões e baço, por exemplo, para identificar a presença do vírus", disse.
Desde 2015 a padronização e verificação dos métodos já vêm sendo trabalhadas na unidade, e no ano passado, de acordo com Camargos, dois funcionários do local foram à um laboratório-referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês) para receber treinamento.
Além do laboratório em Minas Gerais, Camargos explica que a unidade localizada em Pernambuco pode receber em breve a validação para a realização de diagnósticos, e no Sul e Sudeste do Brasil, laboratórios devem passar a realizar o teste sorológico.
0 comentário
Quinta-feira (2) traz leves altas para as cotações no mercado do frango
Preços da arroba e da carcaça suína em São Paulo caem nesta quinta-feira (2)
Suinocultura independente: ano começa com preços estáveis ou com quedas, sem acordo entre frigoríficos e suinocultores
ABPA: Com renovação do PACIC, fluxo de exportações de aves e de suínos devem se manter firmes para o México em 2025
Frango: valores estáveis, com exceção do preço da ave no atacado paulista, que teve alta nesta segunda-feira (30)
Segunda-feira (30) termina para o mercado de suínos registrando continuidade de quedas nas cotações