Média de preços do feijão em setembro está maior que a de agosto, mas ainda não agrada produtor que já reduziu o ritmo de vendas
Podcast
Entrevista com Marcelo Eduardo Lüders - Presidente do IBRAFE sobre o Mercado do Feijão
Download
Nesta sexta-feira (14), Marcelo Eduardo Lüders, presidente do IBRAFE, conversou com o Notícias Agrícolas para destacar que o preço médio do feijão carioca no Brasil tem ficado acima do projetado em agosto.
Esse preço não caiu porque os produtores estão vendendo abaixo do custo, avalia Lüders. Para o consumidor, a situação também é boa, já que o produto se encontra barato no mercado.
Entre setembro, outubro e novembro, a oferta do estado de São Paulo entra no mercado. Contudo, a característica desta safra é que é uma área que consome bastante feijão, bem como a oferta também não é concentrada, fatores que ajudam a não pressionar os preços.
Contudo, quando se fala em preço maior, Lüders lembra que é preciso tomar cuidado. A não ser que ocorra algum fato novo, é preciso levar em consideração a safra de caupi no Nordeste e no Mato Grosso.
O presidente aposta em uma busca de mercados e, na próxima semana, uma comitiva brasileira irá à Índia para trabalhar o mercado de feijão carioca. Dez empresas exportadoras estão trabalhando em conjunto para levar o produto dentro da culinária indiana.
0 comentário
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
Ibrafe: Feijão-carioca por um fio
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
Com mercado aquecido, empresa brasileira exporta mais 500 toneladas de feijões especiais
Ibrafe: Brasil bate novo recorde em exportação de excedentes de Feijão