Anúncio do Plano Nacional do Feijão, que deveria acontecer no final de maio, foi adiado para se ajustar à agenda do Ministro
Nesta terça-feira (15), Egon Schaden Júnior, secretário-executivo do CBFP, conversou com o Notícias Agrícolas sobre o lançamento do Plano Nacional da Cadeia Produtiva do Feijão, que já está pronto e deve ser lançado em meados de junho.
Segundo Schaden Júnior, o diagnóstico da cadeia já foi concluído e não inclui somente o feijão, mas também os pulses, como o grão de bico e a lentilha. O lançamento deveria ser feito no final de maio, o que não deve ocorrer por problemas de agenda do ministro Blairo Maggi, mas o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e as entidades setoriais já deram um "pontapé" na organização da cadeia.
O secretário-executivo lembra que esse plano vem sendo organizado há um ano e visa ligar a cadeia desde a ponta, com os produtores, até a comercialização e os exportadores. Essa foi uma das últimas cadeias a se organizar oficialmente e, agora, deve-se criar um debate em torno de alguns temas importantes como o registro de defensivos, pesquisas de novas variedades, armazenagem e comércio exterior.
Para ele, o mais importante nesse momento é focar nessas novas variedades e no comércio de pulses. Entidades como a Embrapa já estão alinhadas com o setor, que tem como desafio fazer com que o Brasil seja um grande player de conhecimento e de proteína vegetal, com capacidade de produzir e exportar.
0 comentário
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
Ibrafe: Feijão-carioca por um fio
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
Com mercado aquecido, empresa brasileira exporta mais 500 toneladas de feijões especiais
Ibrafe: Brasil bate novo recorde em exportação de excedentes de Feijão