Cerca de 100 ton de sementes da nova variedade de feijão rajado do IAC já estão disponíveis para plantio de áreas comerciais
O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) disponibilizou no mercado uma nova variedade de feijão, o IAC Nuance. Em preparação, a variedade IAC Tigre ainda requer mais um plantio e deve estar disponível no início do ano que vem.
Alisson Chiorato, pesquisador do IAC, conta que a IAC Nuance foi desenvolvida na cidade de Jussara (GO), com o auxílio de um produtor parceiro do instituto. Agora, são 110 toneladas de semente certificada disponibilizadas para atender os produtores de feijão. Cerca de 80kg a 90kg de sementes devem ser utilizadas por hectare, o que resulta em uma grande quantidade de áreas a serem atendidas pelo cultivar.
Essa variedade é desenvolvida para ser plantada de norte a sul do Brasil, em qualquer condição climática. A média de colheita fica em torno de 41 sacas por hectare. O IAC Nuance também tem maior tolerância aos fungos de solo.
O IAC Nuance é direcionado aos produtores que procuram diversificar sua produção. Esse feijão é tipicamente voltado para a exportação por ser mais arredondado. Na lavoura, ele também não é exigente em termos nutricionais - necessita apenas de uma maior adubação nitrogenada e também das aplicações de manganês e magnésio.
A IAC Tigre, por sua vez, é mais sensível para os fungos de solo. Para quem possui pivôs antigos e possui histórico da presença desses fungos, ela não será recomendada. Cultivar semelhante ao feijão carioca que existe no mercado, tanto no ciclo quanto nas exigências nutricionais, sua única diferença é que ela não se desenvolve bem em solos mais pesados.
Essa cultivar estará disponível a partir de Janeiro de 2018, com cerca de 60 toneladas a serem comercializadas.
Para obter mais informações sobre as cultivares, entre em contato com o IAC no telefone: (19) 32021658
O IAC Nuance também está disponível na Sementes Aliança, em Cristalina (GO): https://www.sementesalianca.com.br/
0 comentário
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
Ibrafe: Feijão-carioca por um fio
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso