Café em Prosa #44 - Selo verde da Cecafé demonstra vocação sustentável da cafeicultura brasileira
O Cecafé acredita fortemente na sustentabilidade da cadeia do agronegócio do café e ao respeito às leis trabalhistas e ambientais, consideradas como uma das mais avançadas e rigorosas do mundo, bem como pela geração de resultados econômicos consolidados e crescentes.
No universo de 280 mil produtores, é notório e facilmente identificável o respeito ao meio ambiente, vide os esforços contínuos na proteção das áreas de mananciais, na adoção de manejo racional da água, e aplicação de técnicas agrícolas avançadas para o alcance da significativa produtividade por hectare plantado, sendo esta, a maior dentre os países produtores.
Além disso, o cafeicultor adota as mesmas leis trabalhistas aplicadas aos trabalhadores urbanos, cumprindo as rigorosas exigências, que incluem o pagamento de fundo de garantia, seguridade social pública, e outros tantos benefícios sociais estabelecidos pela CLT. No âmbito das práticas rurais, a adoção de EPI´s no manejo dos agrotóxicos, bem como instalações apropriadas para alojamento e alimentação dos trabalhadores, incluem-se entre as ações adotadas amplamente no campo.
Neste sentido, os membros associados do Cecafé adotam o Código de Conduta da entidade, buscando transferir para sua cadeia de fornecimento os preceitos da ética e compromisso com as normas legais vigentes no país.
Este é o “Café em Prosa Podcast”, o primeiro podcast raiz do site Notícias Agrícolas e inteiramente dedicado ao setor de cafés especiais. Passarão por aqui especialistas, baristas, empreendedores, produtores e amantes do bom e velho café. Em conversas descontraídas, essas pessoas contarão suas histórias e trarão suas ligações com essa bebida que é uma das mais apreciadas no mundo todo. Então pegue sua xícara quentinha e venha nessa jornada com a gente!
Leia Mais:
+ O cacau amazônico é a chance do Brasil mostrar seu potencial sustentável e ambientalista
0 comentário
Preços do café estendem alta de 3 semanas e fecham sessão desta 6ª feira (22) com ganhos de mais 4% na bolsa de Londres
Café: Mesmo nas máximas em 13 anos, preços não afastam compradores e mercado ainda é bastante resiliente
Safra de café da Colômbia 24/25 projetada em 12,9 mi sacas, diz USDA
Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas decide os vencedores de 2024
Café no varejo: vendas aumentaram 1,1% de janeiro a setembro em comparação com o mesmo período de 2023
Preços do café seguem em volatilidade e apresentam altas no início da tarde desta 6ª feira (22)