Persistência do cafeicultor Ricardo Bachião deu-lhe o 3º premio do Especialíssimo/2020
O 3.o prêmio do programa de cafés especiais da Cooxupé - o Especialíssimo/2020 - foi concedido ao cafeicultor de Nova Rezende, sr. Ricardo Bachião D"Olivo, do sítio São João. Pela colocação, o sr. Ricardo levou para casa R$ 15 mil reais e os cumprimentos de quem acompanha sua trajetória de pequeno agricultor.
Persistencia e capricho são os atributos principais desse cafeicultor que sabe exatamente o que deve fazer para conseguir um café de bebida diferenciada -- como, por exemplo, conhecer a natureza, trabalhar os grãos no terreiro e compartilhar seus conhecimentos com vizinhos e parceiros da cooperativa.
A unidade de Nova Rezende é uma das mais importantes de toda a rede de 36 unidades da Cooxupé, a maior cooperativa de cafeicultores do mundo - mais de 90% deles formada por pequenos agricultores, como o sr. Ricardo. E ele sabe a importancia de estar na cooperativa e receber assistencia dos tecnicos e agronomos da sua unidade:
-- "Devo a eles grande parte desse premio, pois o pessoal sempre me incentivou a chegar nesse ponto, o de ser um dos melhores entre os 50 classificados (entre 16 mil cooperados). E de uma coisa voces podem ter certeza, ano que vem estarei pontuando de novo".
O lote de 21 sacas do sitio S. João de Nova Rezende recebeu 88,83 pontos, demonstrando que o café do sr. Ricardo Bachião D"Olivo não é só especialíssimo... "é, na verdade, uma bebida excepcional", conforme descreveu Mário Panhota, gerente da Torrefadora e de Novos Projetos da Cooxupé.
Mário sabe bem o que significa essa premiação para a qualidade dos cafés da Cooxupé e de todo o País. Com os lotes (adquiridos pela SMC, unidade de comercialização dos cafés especiais da cooperativa), a equipe de novos projetos estará lançando uma nova marca de cafés especiais no mercado -- o Prima Qualitá Raízes, com blend formado a partir dos lotes que melhor pontuaram na edição 2020 do Especialíssimo.
-- "Será uma edição limitada, dedicada a quem sabe apreciar uma bebida diferenciada, com aroma, sabor, corpo e acidez harmonizados. Estará à disposição na loja virtual da Cooxupé, mas que aproveitem esse lançamento, porque uma nova safra só ano que vem".
(veja o depoimento do sr. Ricardo Bachião D"Olivo no video acima).
0 comentário
Preços do café encontram equilíbrio entre oferta e demanda, afirma operador de mercado
Faturamento das exportações de café não torrado em dezembro de 2024 atinge US$ 1 bilhão
Consumo de café em nível mundial atinge volume físico equivalente a 177 milhões de sacas em doze meses
Café: preços avançam nas bolsas internacionais no início da tarde desta 2ª feira (06)
Exportações de café do Vietnã fecham 2024 em queda de 17,2%
Preços do café iniciam 2ª feira (06) com altas moderadas nas bolsas internacionais