Comboios de agricultores seguem para Paris para reiniciar movimento de protesto
PARIS, 5 de janeiro (Reuters) - Comboios de agricultores partiram no domingo para tentar bloquear estradas ao redor de Paris em protesto contra o que eles dizem ser concorrência desleal do exterior e regulamentação excessiva.
Agricultores da França, o maior produtor agrícola da União Europeia, lideraram protestos em toda a Europa no início de 2024 , mas as manifestações perderam força no decorrer do ano.
No entanto, uma iniciativa tomada no mês passado pela UE e pelos países sul-americanos do bloco Mercosul para anunciar um acordo em princípio sobre um acordo de livre comércio deu novo ímpeto aos agricultores franceses que se opõem ao acordo do Mercosul.
Os fazendeiros franceses também continuam descontentes com a regulamentação que, segundo eles, está afetando seus lucros. Representantes do sindicato agrícola devem se reunir com o primeiro-ministro francês Francois Bayrou em 13 de janeiro para expressar suas preocupações.
"Eles não entendem o nível de miséria e angústia que os agricultores estão passando no momento", disse Amelie Rebiere, vice-presidente do sindicato agrícola Co-ordination Rurale, à BFM TV.
Aqueles que apoiam o acordo do Mercosul com a UE, como a Alemanha , dizem que ele oferece uma maneira de reduzir a dependência do comércio com a China e isola as nações da UE do impacto das tarifas comerciais ameaçadas pelo presidente eleito dos EUA, Donald Trump.
No entanto, muitos agricultores europeus — muitas vezes liderados pelos franceses — protestaram repetidamente contra o acordo UE-Mercosul, argumentando que ele levaria a importações baratas de commodities sul-americanas, principalmente carne bovina, que não atendem aos padrões de segurança da UE.
Reportagem de Sudip Kar-Gupta, Elizabeth Pineau, Manuel Ausloos, Noemie Olive, Benoit Tessier. Edição de Mark Potter
0 comentário
Conab: Calendário 2025 de levantamentos das safras agrícolas e do mercado hortigranjeiro já está disponível
Venezuela rompe relações diplomáticas com Paraguai após comentários de Peña sobre eleições
Syngenta anuncia parceria comercial junto à Olfar Agro, do Grupo Olfar, para ampliar acesso e gerar mais benefícios aos agricultores
Podcast do NA #61 - Programa Brasileiro de recolhimento e reciclagem de embalagens de defensivos agrícolas é referência mundial
Engenheiros agrônomos do Paraná reagem a veto de Lula à subvenção ao seguro rural
Brasil tem superávit comercial de US$74,6 bi em 2024 e governo vê saldo de até US$80 bi neste ano