Café no ES: Até o momento chuvas contribuíram para nova safra e expectativa é de boa produção no conilon e no arábica em 2021
Podcast
Entrevista com Abraão Carlos Verdin - Coordenador de Cafeicultura do Incaper sobre o Acompanhamento de Safra do Café Conilon
Download
A safra 2021 também já começou no Espírito Santo e segundo Abraão Carlos Verdin - Coordenador de Cafeicultura do Incaper, até o momento as condições do clima contribuíram para o bom pegamento da florada e a expectativa é de uma boa produção tanto para o café tipo conilon como para o arábica em 2021.
De acordo com dados do Incaper, até agosto de 2020 as chuvas foram ligeiramente acima da média em todo o estado, o que foi positivo para o pegamento da florada que começou abrir em abril, logo após o fim da colheita da safra 20 do conilon. O especialista destacou ainda que desde agosto as temperaturas estão em elevação e o produtor agora está esperando por novas chuvas, que precisam acontecer entre 20 e 30 dias.
"O solo está bem úmido, nós temos condições de irrigar nossas lavouras, mas acredito que dentro dos próximos 30 dias, se não chover, podemos ter problemas relacionado a quebras", comenta.
Na safra 2020, o Espírito Santo produziu cerca de 9 milhões de sacas do café tipo conilon e a expectativa é para 2021 seja registrado um acréscimo para 2021. "Nós estamos com a perspectiva que 2021, até o momento, vai ser de uma boa safra no Espírito Santo", comenta.
Segundo Abraão, a maior parte dos produtores fazem uso de irrigação, o que deixa a condição mais favorável também para o café tipo arábica. Destaca ainda que apenas as áreas próximas da divisa com Minas Gerais vem sentido mais os impactos da longa estiagem e altas temperaturas. Em 2020, o estado produziu cerca de 4 milhões de sacas e a expectativa é que no ano que vem a produção fique próximo dos 4 milhões.
Veja a entrevista completa no vídeo acima
1 comentário
Mercado cafeeiro fecha sessão desta 5ª feira (21) com fortes ganhos em NY e queda na bolsa de Londres
Região do Cerrado Mineiro avança no mercado global com leilão virtual
Com a presença de toda a cadeia produtiva, Semana Internacional do Café discute sobre os avanços e desafios da cafeicultura global
Em ano desafiador para a cafeicultura, preços firmes e consumo aquecido abrem oportunidades para o setor
Mercado cafeeiro trabalha com preços mistos no início da tarde desta 5ª feira (21)
Cooabriel fala sobre a expectativa da safra do café conilon para o Espírito Santo e Bahia
alex fernando rassele Santa Teresa - ES
Estou no meio do Espirito Santo, mais preciso em Santa Teresa, e aqui os cafés estão sofrendo seca, tirando a produtividade... estou à disposição para acompanhar uma visita ao municipio e mostrar como está o café aqui.. Tenho vídeo de minha lavoura comprovando que ela está, sim, prejudicadas pela seca.