Café: Safra recorde do Brasil chega em ano de estoques governamentais zerados e consumo em crescimento

Publicado em 12/12/2018 11:07
Eduardo Carvalhaes - Analista de Mercado do Escritório Carvalhaes
Oferta e demanda estão equilibradas, porém, informações imediatistas pesam mais sobre o mercado internacional e cotações permanecem pressionadas na Bolsa de Nova York. Consumo interno cresce 3,5% ao ano e, mundial, 2%. Cafeicultor brasileiro acerta ao vender sua produção aos poucos.

Podcast

entrevista com Eduardo Carvalhaes - Analista de Mercado do Escritório Carvalhaes sobre a Safra de café

Download

 

LOGO nalogo

Eduardo Carvalhaes, analista de mercado do Escritório Carvalhaes, conversou com o Notícias Agrícolas nesta quarta-feira (12) para destacar as informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de que o Brasil terá a maior safra de café da sua história neste ciclo, com uma produção de 59,6 milhões de sacas.

Essa safra recorde já está sendo comentada no mercado há certo tempo e reflete imediatamente no mercado de bolsa. Neste ponto, é ruim, mas não se trata de uma notícia nova, especificamente.

Com a crise climática dos últimos três anos, o Brasil esgotou seus estoques de café, embora haja a safra recorde. O consumo interno é crescente, bem como as exportações caminham bem - em novembro, foram em torno de 3,7 milhões de sacas exportadas. O Cecafé estima que, até este momento do ano, foram 35 milhões de sacas. O consumo interno cresceu 3,5% e tende a manter essa tendência para o próximo ano.

2019 também será um ano de ciclo baixo para o arábica, mesmo que chova bem. Assim, o número recorde que está pressionando as cotações deve ir embora quase que instantaneamente. Para que o Brasil mantenha seu market share, deve-se torcer para que, em 2020, o Brasil tenha uma produção ainda maior.

Diante desse cenário, o cafeicultor fica com dificuldade de planejar seus investimentos, já que há uma guerra de informação muito grande.

Por outro lado, a produção de conilon também ganha destaque. O Brasil é um dos grandes exportadores de café solúvel e se estima que a variedade volte a crescer no próximo ano, embora seja cedo para falar em números.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • fabio DA SILVA TAVARES IBITIRAMA - ES

    Tenho que pagar 30 mil sacas da minha safra este ano; 100 mil sacas no ano que vem... só com adubo gasto 5 mil ... nesse preco estamos cada vez mais endividado...

    0