Café: Safra brasileira já foi precificada e mercado internacional deve oscilar sem muitas novidades nos próximos meses
Podcast
Safra brasileira já foi precificada e mercado internacional deve oscilar sem muitas novidades nos próximos meses
DownloadNos últimos dias, o mercado do café tem enfrentado diversas oscilações na Bolsa de Nova York (ICE Futures Group), sendo a maior parte delas para baixo. Eduardo Carvalhaes, analista de mercado do Escritório Carvalhaes, destaca que este fator é efeito de "notícias de todos os lados que acabam impactando os preços", sendo alguns destes fatores um aumento na produção do Brasil e da Colômbia.
Contudo, ele lembra que alguns fatos que são concretos estão sendo deixados de lado, como o fato de o Brasil ter zerado seus estoques oficiais. O consumo brasileiro do grão continua crescendo e deve chegar a 23 milhões de sacas neste ano, com tendência de subir o consumo de café de maior valor agregado. Além disso, a China também desponta como um potencial consumidor a grande escala.
Os números de produção brasileiros devem ficar próximos do que foi estimado pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), mas ainda não se sabe o que irá ocorrer durante o inverno. "Temos que torcer para que as chuvas não atrapalhem a qualidade da próxima safra de café", salienta Carvalhaes.
Diante dos baixos preços e dos custos de produção, os cafeicultores têm vendido café apenas para pagar as contas mais próximas, vendendo o mínimo necessário. Com estoques mais baixos, o Brasil também deverá ter um volume mais baixo de exportações.
Carvalhaes comenta ainda a saída dos Estados Unidos da Organização Mundial do Café (OIC), o que ele considera um movimento precipitado que reflete o modo de pensar do presidente Donald Trump. Ele lamenta que "o maior consumidor do mundo fique de fora desse fórum de debates" e espera que "revejam essa posição daqui pra frente".
1 comentário
Preços do café seguem em volatilidade e apresentam altas no início da tarde desta 6ª feira (22)
Valor bruto dos Cafés do Brasil produzidos na Região Sudeste totaliza R$ 62,24 bilhões no ano-cafeeiro de 2024
Segundo dia da Semana Internacional do Café destaca práticas sustentáveis na cadeia cafeeira
Mercado cafeeiro inicia 6ª feira (22) em queda com realização de lucros
Mercado cafeeiro fecha sessão desta 5ª feira (21) com fortes ganhos em NY e queda na bolsa de Londres
Região do Cerrado Mineiro avança no mercado global com leilão virtual
miguel moura abdalla piraju - SP
Fatores que mudam o mercado do café... Seca de ponteiros devido à ação de bacterias; Granação comprometida com chuvas irregulares; antecipação de colheita por granação pré-matura; Estoque governamental zerado; Consumo em alta com novo mercado Chines; Consumo interno em alta... Este ano a falta real é de 5 milhões de sacas.